Musical enaltece o grande mestre da sanfona Dominguinhos

Apadrinhado pelo grande Luiz Gonzaga, o músico pernambucano é homenageado por talentosos instrumentistas no Teatro Faap. Vem saber tudão:

Até 27 de novembro de 2022

Sexta - Sábado - Domingo

Às sextas e aos sábados, às 20h; aos domingos, às 18h

Site: faap.br

Telefone: (11) 3662-7233

Um dos grandes nomes da música popular brasileira, o saudoso cantor e sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013) é festejado no musical “Dominguinhos: Isso Aqui Tá Muto Bom”, com dramaturgia de Silvia Gomez, direção de Gabriel Fontes Paiva e direção musical de Myriam Taubkin.

O musical presta uma bela homenagem a Dominguinhos, um dos melhores sanfoneiros do Brasil!
Créditos: Priscila Prade - divulgação - Pombo Correio Assessoria de Imprensa
O musical presta uma bela homenagem a Dominguinhos, um dos melhores sanfoneiros do Brasil!

O espetáculo pode ser conferido no Teatro Faap, de 6 de outubro a 27 de novembro, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos custam até R$120 e já estão à venda aqui.

Com uma mistura das linguagens documental e ficcional/poética, o musical passa por vários momentos da vida e da carreira de Dominguinhos de forma não cronológica. A ideia é exaltar a importância dele para a música brasileira e a forma como ele transitava entre várias sonoridades, como forró, pop, MPB e até jazz.

Em cena, em seus últimos momentos de vida, como um delírio, o homenageado é visitado por histórias, músicas e pessoas que fizeram parte de sua trajetória, enquanto troca uma ideia com sua fiel companheira, a sanfona.

A dramaturgia foi construída a partir de um processo de dois anos pesquisa documental sobre a trajetória de Dominguinhos e de entrevistas com pessoas que conviveram com ele, como as cantoras Anastácia, que foi companheira do sanfoneiro, e Liv Moraes, a filha dele.

O elenco reúne os talentosos Cosme Vieira, Wilson Feitosa, Luizza Fittipaldi, Hugo Linns, Jam da Silva, Zé Pitoco e a própria Liv Moraes.

Um pouquinho sobre Dominguinhos

Nascido em Garanhuns (PE), em 1941, José Domingos de Moraes iniciou a carreira ainda na infância. Aos oito anos, ele se apresentou para Luiz Gonzaga em um hotel de sua cidade natal, sem saber que tocava para o Rei do Baião. E, aos 13 anos, deixou seu estado com a família para tentar a sorte no Rio de Janeiro.

Dominguinhos foi um dos maiores sanfoneiros do Brasil!
Créditos: Victor Soares/ABr - Agência Brasil - Wikimedia Commons
Dominguinhos foi um dos maiores sanfoneiros do Brasil!

Em mais de 55 anos de carreira, Dominguinhos gravou 40 discos e venceu duas vezes o Grammy Latino (em 2002 e 2012), um dos maiores prêmios da música no continente. Ele é autor de hinos como “Eu Só Quero um Xodó”, “Tenho Sede”, “Isso Aqui Tá Bom Demais”, “De Volta pro Aconchego” (com Nando Cordel), “Abri a Porta” e “Lamento Sertanejo” (com Gilberto Gil).

Embora morasse em São Paulo, ele sempre voltou ao Nordeste, desde as primeiras turnês com seus trios no início de carreira; aos muitos anos em que acompanhou Gonzagão; e ao lado de Anastácia. Ele negava a maneira como sua região era tratada – pela ótica da miséria, da seca, da falta de esperança.

O sanfoneiro faleceu no dia 23 de julho de 2013, depois de uma longa luta contra um câncer de pulmão, deixando um legado inestimável de valorização da música popular e da cultura nordestina.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Quer mais rolês perfeitos em SP? Dá uma olhada: