DeLorean: rock, indie, new wave e disco nesta sexta na Trackers

O que fazer na Urca: trilha, praia e mureta em uma tarde 0800

Um dos pores do sol mais bonitos do Rio pode ser visto na Mureta (Pobreta)
Todos os dias
Horário livre

Bairro

Passeio no bairro da zona sul dá direito a vistas privilegiadas do Rio

O que fazer na Urca? Qualquer turista ou morador do Rio de Janeiro desavisado pode achar que ela se resume só ao Bondinho. Bem longe disso: o bairro tradicional da zona sul com ares de cidade pequena tem muito mais a ser explorado, e você nem precisa gastar nada para conhecer. Se liga no roteirinho que a Catraca Livre preparou para curtir um fim de tarde maravilhoso!

A primeira parada é a Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como caminho do Bem-Te-Vi, que fica aos pés do Morro da Urca e do Pão de Açúcar. Caminhada, corrida ou pura e simples apreciação da natureza, com direito à trilha sonora do barulhinho do mar são algumas sugestões para fazer por lá, diariamente, das 6h às 18h (horário de verão até 19h).

Pista Cláudio Coutinho
Crédito: Karen FidelesPista Cláudio Coutinho fica à esquerda da Praia Vermelha e dá acesso à Trilha do Morro da Urca
Pista Cláudio Coutinho
Crédito: Karen FidelesMoradores e turistas caminham e correm na Pista enquanto curtem o visual

Dali mesmo, você tem acesso à Trilha do Morro da Urca, uma das mais frequentadas em todo o Estado. O percurso, de aproximadamente 900 metros, tem escadas improvisadas de pedra e madeira, e é feito em cerca de 30 minutos. No meio do caminho, um mirante é quase um oásis para dar aquela respirada.

Trilha do Morro da Urca
Crédito: Karen FidelesTrilha do Morro da Urca tem 900 metros de extensão e pode ser feita em cerca de meia hora

A subida é sempre mais suada, mas a recompensa vem lá no topo: do Morro da Urca, você tem uma visão privilegiada de vários ângulos da Cidade Maravilhosa. É de tirar o fôlego! Dica: leve seu lanchinho e sua garrafinha de água, porque lá em cima os preços são mais salgadinhos.

Depois de suar muito, nada melhor do que dar um mergulho e relaxar, né? Ao fim da trilha, você faz o percurso de volta na Pista Cláudio Coutinho e chega à Praia Vermelha em alguns passos. Dá para mergulhar, fazer stand up paddle, tomar um sol e curtir a paisagem.

Morro da Urca
Crédito: Karen FidelesTrilha dá no Morro da Urca, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa
Morro da Urca
Crédito: Karen FidelesDe lá, você tem uma visão privilegiada do Rio de Janeiro
Praia Vermelha
Crédito: Karen FidelesAo fim da trilha, você pode dar um mergulho e relaxar na Praia Vermelha

E para fechar o dia com chave de ouro, você ainda pode ver um dos pores do sol mais lindos do Rio ali na Mureta da Urca, apelidada carinhosamente de Pobreta, na companhia de uma cerveja gelada (e barata!). São cerca de dez minutos de caminhada da praia até o local, que fica na frente do restaurante Urca Grill, onde você pode comer e beber por um preço mais justo.

Pôr do sol da Mureta da Urca
Crédito: DivulgaçãoUm dos pores do sol mais bonitos do Rio pode ser visto na Mureta (Pobreta)
Mureta (Pobreta) é point de moradores e turistas, principalmente aos finais de semana
Crédito: DivulgaçãoMureta (Pobreta) é point de moradores e turistas, principalmente aos finais de semana

Especialmente aos finais de semana, a mureta é tomada pela galera, e você pode dar a sorte de curtir até um sambinha que vez ou outra rola por lá. Programa 0800 perfeito para quem gosta de apreciar as maravilhas da cidade! Partiu? 

Pobreta da Urca: a cerveja mais bonita da cidade

Compartilhe:

Autor: Karen Fideles

Repórter da Agenda no Rio de Janeiro. Jornalista especializada em cultura, enraizada na web e com andanças pelo impresso.