Conheça os melhores rolês nas ladeiras da Pompeia
De vila operária a região agitada, o bairro é um dos mais queridinhos pelos paulistanos que não dispensam boemia e cultura
Antiga vila operária, a Vila Pompeia atraiu diversos imigrantes no início dos anos 1920, que ofereceram sua mão de obra a empresas como as Indústrias Matarazzo. Localizado na zona oeste, o bairro mantém certo ar provinciano e, cheio de charme, conta com alguns dos melhores rolês de SP, como bares, restaurantes badalados e casas de shows.
A Pompeia também é conhecida por ser bastante arborizada e com ruas de ladeiras feitas pra quem tem pernas e pulmões fortes. A própria avenida principal e homônima parece uma montanha russa. Uma dica para se divertir nas subidas e descidas é chamar seu 99 e assim chegar nos rolês sem perrengue.
- Final de semana em SP: descubra os melhores rolês
- Chuva em SP: 10 rolês baratos para esquecer o tempo lá fora
- Teatro em SP: confira os melhores espetáculos em cartaz
- 13 rolês para aproveitar o Dia dos Namorados com o crush
Sem mais delongas, colaí pra ficar por dentro do que acontece nas ladeiras de lá:
5 LUGARES PARA MATAR A LARICA DA MADRUGADA EM SP
- Sesc Pompeia
Impossível falar dos rolês da Pompeia sem citar uma das unidades do Sesc mais queridinhas do paulistano.
O Sesc Pompeia foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que manteve a arquitetura original da antiga fábrica de tambores que ali funcionou até a década de 1930.
Por lá você sempre vai encontrar algum show delícia na sua famosa choperia – hoje chamada de Comedoria -, além de programação de teatro, dança, exposição e outras atividades do jeitinho que a gente gosta: de graça ou beeeem baratinha!
Onde: Rua Clélia, 93
Quando: Terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 9h às 20h
Quanto: Até R$ 60 (confira programação aqui).
- Casa Brasilis
Um dos melhores rolês da Pompeia quando o assunto é cultura independente e vinil, a Casa Brasilis está sediada no bairro desde 2018 após passar por dois endereços e receber diversos projetos, DJs e artistas em suas pistas.
Fundada em 2014 pelo casal Rafa Jazz e DJ Niggas, além de espaço cultural dos mais relevantes, selo e gravadora, a casa é o berço do projeto Beat Brasilis, encontro frequente de beatmakers que atravessou as paredes da casa e já foi parar em outros tantos lugares, como Matilha Cultural, Sesc e Red Bull Station.
Onde: Rua Clélia, 353
Quando: de segunda a sexta, das 11h às 20h30; sábado, até às 22h
Quanto: Confira programação aqui.
- Casa das Caldeiras
Com tijolos e chaminés que remetem à memória viva do período em que São Paulo se transformou numa metrópole, a Casa das Caldeiras é hoje um dos lugares mais deliciosos da cidade pra curtir um passeio ao ar livre.
Tombada em 1986, hoje é palco de eventos sociais, culturais e institucionais, a maioria gratuitos, investindo sempre na valorização do patrimônio e da memória, construindo de forma colaborativa uma ocupação independente, autônoma e mista, em torno da diversidade.
Onde: Av. Francisco Matarazzo, 2000
Quanto: Confira preços e programação aqui.
- Fatiado Discos
Outra loja de discos que não se resume apenas a isso. Esse é um dos melhores rolês da Pompeia, onde venda de vinis (são cerca de mil discos de vários gêneros) se mistura a petiscos e cervejas.
Às terças, o espaço recebe jantares feitos por refugiados, uma parceria com a Ocupação Leila Khaled, que abriga imigrantes sírios e palestinos. Nos outros dias também rolam eventos culturais, como a Quarta Reggae e o Sounds of Siririca, com discotecagem 100% feminina.
Onde: Av. Professor Alfonso Bovero, 382
Quando: de segunda a sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h
Quanto: Confira programação aqui.
- Kebab Paris
O Kebab Paris encontrou inspiração nas inúmeras kebaberias da cidade luz. O prato, uma refeição tradicional na Turquia, Grécia e Norte do Mediterrâneo, se espalhou por toda Europa, principalmente na Alemanha e na França.
Além dessas influências, a casa agregou outros sabores, com temperos da culinária sul-americana, inovando no Brasil o jeito de fazer kebab.
O restaurante é perfeito para aquele encontro de melhores amigos ou pra impressionar o crush com um jantar diferentão ali pela Pompeia.
Onde: Av. Professor Alfonso Bovero, 597
Quando: de segunda a quinta, das 12h a meia-noite; sexta, até 1h; sábado, das 13h a 1h; domingo, até meia-noite.
- Pompeu Pompeia
Conhecido também como bar do Bahia, o bar é o point para depois de um showzinho na Comedoria do Sesc.
Com mesas ao ar livre e dentro do restaurante, a casa abre durante o dia para quem trabalha por ali comer um delicioso PF. E é à noite que o bicho pega e a galera se reúne para petiscar e jogar conversa fora acompanhado da boa e velha cerveja.
Onde: Rua Clelia, 233
Quando: todos os dias, das 7h a 1h.
Quer mais dicas legais para explorar SP? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!
Melhores rolês é aqui mesmo: