Conheça os melhores rolês nas ladeiras da Pompeia

De vila operária a região agitada, o bairro é um dos mais queridinhos pelos paulistanos que não dispensam boemia e cultura

13/12/2019 15:04 / Atualizado em 24/07/2024 23:08

Antiga vila operária, a Vila Pompeia atraiu diversos imigrantes no início dos anos 1920, que ofereceram sua mão de obra a empresas como as Indústrias Matarazzo. Localizado na zona oeste, o bairro mantém certo ar provinciano e, cheio de charme, conta com alguns dos melhores rolês de SP, como bares, restaurantes badalados e casas de shows.

Comidinhas, músicas e muita cultura te esperam nas ladeiras da Pompeia
Comidinhas, músicas e muita cultura te esperam nas ladeiras da Pompeia

A Pompeia também é conhecida por ser bastante arborizada e com ruas de ladeiras feitas pra quem tem pernas e pulmões fortes. A própria avenida principal e homônima parece uma montanha russa. Uma dica para se divertir nas subidas e descidas é chamar seu 99 e assim chegar nos rolês sem perrengue.

Sem mais delongas, colaí pra ficar por dentro do que acontece nas ladeiras de lá:

5 LUGARES PARA MATAR A LARICA DA MADRUGADA EM SP

  • Sesc Pompeia

Impossível falar dos rolês da Pompeia sem citar uma das unidades do Sesc mais queridinhas do paulistano.

Sesc Pompeia é um dos roteiros mais queridos da região
Sesc Pompeia é um dos roteiros mais queridos da região

O Sesc Pompeia foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que manteve a arquitetura original da antiga fábrica de tambores que ali funcionou até a década de 1930.

Por lá você sempre vai encontrar algum show delícia na sua famosa choperia – hoje chamada de Comedoria -, além de programação de teatro, dança, exposição e outras atividades do jeitinho que a gente gosta: de graça ou beeeem baratinha!

Onde: Rua Clélia, 93
Quando: Terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 9h às 20h
Quanto: Até R$ 60 (confira programação aqui).

  • Casa Brasilis

Um dos melhores rolês da Pompeia quando o assunto é cultura independente e vinil, a Casa Brasilis está sediada no bairro desde 2018 após passar por dois endereços e receber diversos projetos, DJs e artistas em suas pistas.

Em nova casinha, o rolê dos apaixonados por discos pode ser a Casa Brasilis
Em nova casinha, o rolê dos apaixonados por discos pode ser a Casa Brasilis

Fundada em 2014 pelo casal Rafa Jazz e DJ Niggas, além de espaço cultural dos mais relevantes, selo e gravadora, a casa é o berço do projeto Beat Brasilis, encontro frequente de beatmakers que atravessou as paredes da casa e já foi parar em outros tantos lugares, como Matilha Cultural, Sesc e Red Bull Station.

Onde: Rua Clélia, 353
Quando: de segunda a sexta, das 11h às 20h30; sábado, até às 22h
Quanto: Confira programação aqui.

  • Casa das Caldeiras

Com tijolos e chaminés que remetem à memória viva do período em que São Paulo se transformou numa metrópole, a Casa das Caldeiras é hoje um dos lugares mais deliciosos da cidade pra curtir um passeio ao ar livre.

Casa das Caldeiras, um espaço histórico e cultural na Vila Pompeia
Casa das Caldeiras, um espaço histórico e cultural na Vila Pompeia

Tombada em 1986, hoje é palco de eventos sociais, culturais e institucionais, a maioria gratuitos, investindo sempre na valorização do patrimônio e da memória, construindo de forma colaborativa uma ocupação independente, autônoma e mista, em torno da diversidade.

Saiba mais aqui.

Onde: Av. Francisco Matarazzo, 2000
Quanto: Confira preços e programação aqui.

  • Fatiado Discos

Outra loja de discos que não se resume apenas a isso. Esse é um dos melhores rolês da Pompeia, onde venda de vinis (são cerca de mil discos de vários gêneros) se mistura a petiscos e cervejas.

Eu ouvi discos? Fatiado é o lugar perfeito pros fãs dos bolachões
Eu ouvi discos? Fatiado é o lugar perfeito pros fãs dos bolachões

Às terças, o espaço recebe jantares feitos por refugiados, uma parceria com a Ocupação Leila Khaled, que abriga imigrantes sírios e palestinos. Nos outros dias também rolam eventos culturais, como a Quarta Reggae e o Sounds of Siririca, com discotecagem 100% feminina.

Onde: Av. Professor Alfonso Bovero, 382
Quando: de segunda a sexta, das 17h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h
Quanto: Confira programação aqui.

  • Kebab Paris

O Kebab Paris encontrou inspiração nas inúmeras kebaberias da cidade luz. O prato, uma refeição tradicional na Turquia, Grécia e Norte do Mediterrâneo, se espalhou por toda Europa, principalmente na Alemanha e na França.

Vai um kebab delícia aí?
Vai um kebab delícia aí?

Além dessas influências, a casa agregou outros sabores, com temperos da culinária sul-americana, inovando no Brasil o jeito de fazer kebab.

O restaurante é perfeito para aquele encontro de melhores amigos ou pra impressionar o crush com um jantar diferentão ali pela Pompeia.

Onde: Av. Professor Alfonso Bovero, 597
Quando: de segunda a quinta, das 12h a meia-noite; sexta, até 1h; sábado, das 13h a 1h; domingo, até meia-noite.

  • Pompeu Pompeia

Conhecido também como bar do Bahia, o bar é o point para depois de um showzinho na Comedoria do Sesc.

Sesc fecha cedo? Tem problema não? Vai esticar no Pompeu Pompeia
Sesc fecha cedo? Tem problema não? Vai esticar no Pompeu Pompeia

Com mesas ao ar livre e dentro do restaurante, a casa abre durante o dia para quem trabalha por ali comer um delicioso PF. E é à noite que o bicho pega e a galera se reúne para petiscar e jogar conversa fora acompanhado da boa e velha cerveja.

Onde: Rua Clelia, 233
Quando: todos os dias, das 7h a 1h.

Quer mais dicas legais para explorar SP? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!

Melhores rolês é aqui mesmo: