Calor no Rio? Praias, cachoeiras, piscinões e mais rolés 0800!
Listamos opções de lazer para garantir sua diversão nos dias mais quentes!
Cidade Maravilhosa: cheia de encantos mil e altas temperaturas quase o ano todo! Enfrentar o calor no Rio não é para amador… E não tem bolso que pague a conta de luz no fim do mês se a saída mais prática é o ar condicionado.
Partiu botar a cara no sol e se divertir? A Catraca Livre listou opções de lazer na capital para encarar as altas temperaturas sem gastar nada. Além das praias, tem piscinões, cachoeiras e mais! Se liga:
-
1. Praias
Praia é a pedida clássica na Cidade Maravilhosa, do Leme ao Pontal! As mais badaladas, como Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, ficam ainda mais cheias durante o verão. Já quem prefere um dia de sol e mar mais tranquilo pode optar por praias que ficam mais desertas, especialmente durante a semana: Reserva, Prainha, Grumari e outras vizinhas na zona oeste.
Nada como um mergulho e aquela chuveirada depois para espantar o calorão… Tudo com direito a um visual daqueles!
-
2. Cachoeiras
Quem pensa que Rio é só praia está muito enganado. No meio da Mata Atlântica, há dezenas de cachoeiras, uma mais bonita que a outra. Só o Parque Nacional da Tijuca abriga várias, entre elas as Cachoeiras do Horto, a Cachoeira das Almas e a Cachoeira dos Primatas. Fora as duchas naturais, que são verdadeiros “chuveirões” de água doce, ao longo da Estrada do Redentor (Paineiras)… Já no Parque da Pedra Branca, na zona oeste, a dica é a Cachoeira do Camorim.
É uma ótima opção para quem foge da agitação das praias lotadas! Confira dez cachoeiras imperdíveis na cidade.
-
3. Piscinões
Também tem piscininha, amor! Ou melhor: piscinões!
Inaugurado em 2001, o Piscinão de Ramos, chamado hoje Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos Roberto de Oliveira, é uma das principais áreas de lazer da zona norte. Cada mergulho é um flash! A praia artificial localizada na Maré tem mais de 26 mil metros quadrados e capacidade para 30 milhões de litros de água.
Na zona oeste, a boa é curtir o Piscinão no Parque Radical de Deodoro! O lago artificial com três níveis de profundidade, que nos Jogos Rio 2016 foi cenário de competições de canoagem, funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h.
-
4. Parques
Em meio ao caos e ao calor urbano, os parques são excelentes refúgios. Em São Cristóvão, a boa é a Quinta da Boa Vista, que guarda histórias da família real.
Quem ama a natureza também pode aproveitar outras áreas verdes lindas como o Parque Lage e o Parque da Catacumba, na zona sul; o Bosque da Barra, que fica no bairro da zona oeste; o Campo de Santana, no Centro. No Parque Madureira tem até praia artificial pra dar aquela refrescada!
-
5. Museus
Se ainda assim o calor estiver incomodando, a dica é visitar os diversos museus do Rio e aproveitar aquele ar condicionado fora de casa. Só no Centro tem o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio), o MAM (Museu de Arte Moderna), o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) e muito mais!
Nesses espaços rolam diversas atrações culturais o ano todo, como exposições, teatro, música, dança e até concertos 0800 no projeto Música no Museu. E muitos não cobram entrada em alguns dias da semana. Veja como visitar 9 museus sem pagar nada!