Play Festival exibe obras de arte para a criançada brincar no RJ

Projeto tem ainda intervenções artísticas, oficinas e outras atividades em locais como o Largo do Machado, o Oi Futuro Flamengo e a Praça Mauá

Arte, educação e ocupação urbana se encontram no Play Festival, que exibe obras de arte públicas e interativas, para a criançada brincar bastante, em diferentes espaços públicos do RJ até o dia 3 de setembro. A programação ainda tem oficinas, intervenções artísticas e muitas outras atividades para pessoas de todas as idades.

A criançada pode brincar com todas as obras do Play Festival
Créditos: Douglas Dobby - divulgação - Pevi Assessoria de Imprensa
A criançada pode brincar com todas as obras do Play Festival

O festival começou no dia 6 de agosto, com a inauguração da obra “Boitanga” (2022), da artista Agrade Camíz, no Largo do Machado. E, no dia 13 de agosto, a obra “Labirinto”, de Sallisa Rosa e do coletivo Sucata Quântica, será inaugurada na Praça Mauá.

A obra foi encomendada pelo MAR – Museu de Arte do Rio e é uma espécie de labirinto educativo e artístico, criado com materiais  reciclados, ferragens, plásticos e orgânicos.

Para marcar a abertura, o MAR também recebe ao longo do dia, das 11h às 18h30, um cortejo com o grupo Baque Mulher, oficinas de argila e materiais naturais, de cartazes e de lambe-lambe, intervenções artísticas, contação de histórias, Slam das Minas, aula com bailão de afrofunk, entre outras atrações.

As próximas inaugurações acontecem no dia 20, no Parque Madureira, com a obra “Cubo Tétris”, de Heberth Sobral; no dia 27, no Marco XI em Santa Cruz, com “Cama de Gato”, de Adrianna Eu; e no dia 3 de setembro, no Complexo Oscar Niemeyer, em Duque de Caxias, com “Múltiplas Infâncias”, de Rommulo Vieira Conceição.

Além dessa programação incrível, você ainda pode conferir a exposição “Se Essa Rua Fosse Minha”, em cartaz até 2 de outubro, no Oi Futuro Flamengo. A mostra materializa as práticas e ações promovidas pelo Play Festival ao revelar um pouco dos processos criativos dos artistas visuais convidados.

A obra “Cama de Gato”, de Adrianna Eu, será inaugurada no dia 27 de agosto, no Marco XI em Santa Cruz
Créditos: divulgação - Pevi Assessoria de Imprensa
A obra “Cama de Gato”, de Adrianna Eu, será inaugurada no dia 27 de agosto, no Marco XI em Santa Cruz

Com a proposta de pensar as infâncias e juventudes de maneiras diversa, inclusiva e participativa, o Play Festival é uma plataforma livre de acesso às artes e de impacto sociocultural, que, por meio das múltiplas linguagens e expressões artísticas, deseja ampliar percepções sobre educação a partir da cidade e suas diversidades.

Curtiu? Então, clique aqui para conferir a programação completa do Play Festival


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Dá uma olhada nestes outros rolés no RJ: