Imagem do Topo

Museu do Ipiranga em Festa tem 10 horas de atividades ao ar livre

Evento celebra os 197 anos da Independência do Brasil com cirandas, orquestras, cortejos, poesia e muito mais!

Por: Redação Comunicar erro
Fachada do Museu do Ipiranga
Crédito: Helio Nobre - Divulgação - Museu do Ipiranga em FestaMuseu do Ipiranga em festa promove diversas atrações gratuitas no dia 7 de setembro

Quer aproveitar o feriado de 7 de setembro ao ar livre curtindo diversas atividades culturais gratuitas? A 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa pode ser a salvação dos seus problemas! Durante 10 horas consecutivas, rola uma programação toda especial para celebrar a Independência do Brasil.

orquestra se apresenta no museu do ipiranga em festa
Crédito: divulgaçãoMuseu do Ipiranga em Festa celebra, pela terceira vez, mais um ano da Independência do Brasil e menos um ano para a reabertura ao público do museu

ENQUANTO O MUSEU DO IPIRANGA NÃO REABRE: EMBARQUE EM UMA VIAGEM GRATUITA POR MUSEUS DE SP

O sucesso das primeiras edições fizeram o evento dobrar de tamanho. As atrações são para todos os gostos. Tem teatro, performance, dança, música, concerto, exposições, projeções mapeadas. É só chegar e curtir!

Diversos pontos do complexo Museu do Ipiranga recebem o rolê, como a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, o jardim e o riacho do Ipiranga,  estimulando o público a ocupar esses espaços de grande valor histórico e cultural de nossa cidade.

A previsão é que o evento ocorra anualmente até as celebrações do bicentenário da independência, em 2022, ano em que o Museu será reaberto ao público após as reformas estruturais, inciadas em 2013.

grupo de dança africana se apresenta no museu do ipiranga em festa
Crédito: divulgaçãoAs atrações do Museu do Ipiranga em Festa trazem diversas vozes que representam a multiplicidade cultural brasileira, de cirandas a orquestras, com cortejos, poesia e muito mais

As atividades têm entrada gratuita e são voltadas para todas as idades. É para toda a família e os amigos aproveitarem a comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil e mais uma etapa da renovação do Museu do Ipiranga. #FaltaPouco

Diversas vozes que representam a multiplicidade cultural brasileira recheiam o Museu do Ipiranga em Festa, de cirandas a orquestras, com cortejos, poesia e muito mais!

Entre os destaques, está a apresentação da Jazz Orquestra Sinfônica, que presta homenagem a João Gilberto a partir de arranjos para canções que marcaram a carreira do artista, na Praça do Monumento, às 14h30.

índios se apresenta em frente a fachada do museu do ipiranga
Crédito: divulgaçãoDestinada a pessoas de todas as idades, a programação do Museu do Ipiranga em Festa! é uma programação cultural realizada em parceria com o Sesc São Paulo

Também se apresenta no evento A Espetacular Charanga do França. Comandada por Thiago França, a banda propõe uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, colocando-as num espaço de interpretação mais amplo onde se encontram: Cumbia, Maxixe, Samba e Ragga, entre clássicos e composições próprias. A apresentação acontece na esplanada, às 16h45.

Outros destaques da festança são o Remotupy, uma canoa triciclo elétrica que passeia pelo Jardim do Museu lembrando os transeuntes que ali passa o riacho do Ipiranga, e o mini-circo Malgranga Cirko com números de mágica, contorcionismo, malabarismos, acrobacias e equilibrismos. Ambas as intervenções rolam das 10h às 18h.

+Brasil

Dentro do Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil conserva um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.