Até 29 de abril de 2019
Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
das 9h às 21h
A espera finalmente terminou! O público brasileiro vai ter o prazer de apreciar a mostra Paul Klee – Equilíbrio Instável, em São Paulo.
Paul Klee | Harmonie der nördlichen Flora, 1927, 144 | Harmony of the Northern Flora | Harmonia da flora setentrional | Óleo sobre cartão revestido sobre compensado; moldura original | 41x 66/66,5 cm | Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia KleePaul Klee Harmonie der nördlichen Flora, 1927, 144 Harmony of the Northern Flora Harmonia da flora setentrional oil on primed cardboard on plywood; original frame óleo sobre cartão revestido sobre compensado; moldura original 41x 66/66,5 cm Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia Klee (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee | herabhängend, 1939, 674 | Hanging Down | Pendurado para baixo | Cola colorida e lápis sobre papel | 27 x 21,4 cm | Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia KleePaul Klee herabhängend, 1939, 674 Hanging Down Pendurado para baixo coloured paste and pencil on paper cola colorida e lápis sobre papel 27 x 21,4 cm Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia Klee (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee | “O” breites Format, 1915, 254 | “O” Wide Format | “O” formato largo | Aquarela e lápis sobre papel revestido sobre cartão | 10,5/10 x 29,6 cm | Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia KleePaul Klee \"O\" breites Format, 1915, 254 \"O\" Wide Format \"O\" formato largo watercolour and pencil on primed paper on cardboard aquarela e lápis sobre papel revestido sobre cartão 10,5/10 x 29,6 cm Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia Klee (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee | Rot-Aug, 1939, 129 | Red Eye | Olho vermelho | Aquarela sobre papel revestido sobre cartão | 26,8 x 42,1 cm | Zentrum Paul Klee, BernaPaul Klee Rot-Aug, 1939, 129 Red Eye Olho vermelho watercolour on primed paper on cardboard aquarela sobre papel revestido sobre cartão 26,8 x 42,1 cm Zentrum Paul Klee, Berna (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee (1879-1940) marcou a história do modernismo nas artes plásticas no início do século XX. A retrospectiva, inédita no Brasil e na América Latina, apresenta mais de 120 obras do artista.
Pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais de Klee percorrem a trajetória de um artista e pensador da arte que desenvolveu, ao longo de sua vida, um estilo próprio. Embora estivesse em contato com movimentos artísticos como o expressionismo, o cubismo, o dadaísmo e o surrealismo, ele sempre permaneceu independente.
As características dos trabalhos de Paul Klee incomodaram o ascendente regime nazista alemão, e ele foi considerado autor de “obras degeneradas”. Os ataques nazistas o obrigaram a refugiar-se, com a esposa Lily Stumpf, na Suíça, depois de ser sumariamente dispensado da Academia de Artes de Düsseldorf, onde, entre 1931 e 1933, desenvolveu trabalhos com um novo tipo de pontilhismo.
Créditos: Paul Klee ein Antlitz auch des Leibes, 1939, 1119 A Face of the Body, Too Uma rosto também do corpo coloured paste and oil on paper on cardboard cola colorida e óleo sobre papel sobre cartão 31 x 23,5 cm Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia Klee (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee | ein Antlitz auch des Leibes, 1939, 1119 | A Face of the Body, Too | Um rosto também do corpo | Cola colorida e óleo sobre papel sobre cartão | 31 x 23,5 cm | Zentrum Paul Klee, Berna, doação de Livia Klee
Já em Berna, em 1937, encontrou-se, provavelmente pela última vez, com Pablo Picasso (1881-1973), cuja obra cubista inspirou Klee a desenvolver, de forma crítica, sua própria produção. O período que viveu em Berna até a sua morte, em 1940, foi um dos mais importantes no desenvolvimento de suas obras.
Um dos atrativos da exposição brasileira é o conjunto de cinco dos fantoches produzidos por Klee para seu filho Felix, entre 1915 e 1925. O artista criava as cabeças e as roupas a partir de restos de tecidos velhos e materiais simples que ele encontrava em casa, como carretéis de linha, tomadas ou ossos de boi fervidos.
O visitante da exposição no Brasil também poderá apreciar um núcleo que reúne um facsímile de Angelus Novus e mais 15 desenhos dedicados a essa temática, retratada em texto pelo filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) e que se tornou referência para pensar a trajetória humana.
Paul Klee | Frau in Tracht, 1940, 254 | Woman in Traditional Costume | Mulher com roupa típica | Cola colorida sobre papel sobre cartão | 48 x 31,3 cm | Zentrum Paul Klee, BernaPaul Klee Frau in Tracht, 1940, 254 Woman in Traditional Costume Mulher com roupa típica coloured paste on paper on cardboard cola colorida sobre papel sobre cartão 48 x 31,3 cm Zentrum Paul Klee, Berna (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
Paul Klee | Büste eines Kindes, 1933, 380 | Bust of a Child | Busto de uma criança | Aquarela sobre algodão sobre compensado; moldura original | 50,8 x 50,8 cm | Zentrum Paul Klee, BernaPaul Klee Büste eines Kindes, 1933, 380 Bust of a Child Busto de uma criança watercolour on cotton on plywood; original frame aquarela sobre algodão sobre compensado; moldura original 50,8 x 50,8 cm Zentrum Paul Klee, Berna (The work must be reproduced as shown and with the complete caption information as above.)
A exposição reúne no CCBB SP obras do acervo do Zentrum Paul Klee de Berna, cujo prédio é desenhado pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano. A instituição é responsável por zelar pelo trabalho de Klee e reúne mais de quatro mil obras produzidas pelo artista. Berna foi a cidade onde Paul Klee nasceu, viveu sua infância e para onde retornou em 1933, depois de um período em Munique, na Alemanha.
Paul Klee – Equilibro Instável abrange todo o período da vida artística de Klee, apresentando obras raras e pouco conhecidas – uma produção que se inicia ainda em sua juventude, no final do século XIX. A mostra fica em cartaz de 13 de fevereiro a 29 de abril, das 9h às 21h, de quarta a segunda. A entrada é totalmente gratuita.