Rolés 0800 para quem não curte pular o Carnaval no Rio

Viagem, cachoeiras, parques... Confira a lista da Catraca Livre para aproveitar o feriadão do jeito que você gosta!

Por: Redação

O Rei Momo está batendo na porta! E quem não curte a agitação dos bloquinhos de rua e da Sapucaí também pode aproveitar o Carnaval no Rio de Janeiro e arredores de outras formas! Viajando para cidades vizinhas, se refrescando em cachoeiras, passando o dia em parques…

Se liga na listinha que a Catraca Livre preparou para fazer os seus dias de folga mais felizes, sem gastar um centavo ou quase nada:

  • 1. Cidades vizinhas

    Praia Azeda é uma das 26 praias de Búzios
    Créditos: iStock
    Praia Azeda é uma das 26 praias de Búzios

    Nada melhor do que viajar e mudar de ares para descansar da rotina, né? Aqui pertinho, cidades vizinhas são ótimas opções para dar aquela escapadinha e relaxar. Em dois ou três dias, é possível conhecer lugares e renovar as energias.

    Tem rolé para todos os gostos:

    • Sana: famosa pelos campings e pelas cachoeiras.
    • Lumiar: cidade pacata cercada por cachoeiras.
    • Petrópolis: na serra, tem atrações como o Museu Imperial, a Cervejaria Bohemia, o Palácio Quintandinha, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e o Museu de Cera.
    • Arraial do Cabo: conhecida como capital do mergulho, conta com belas praias de águas super geladas.
    • Búzios: além das lindas praias, a antiga aldeia de pescadores convida para o agito noturno na Rua das Pedras, em boates, bares e restaurantes.
    • Ilha Grande (Angra dos Reis): é incrível e tem mais de cem praias! Acampar, fazer trilha e passeio de barco são rolés tradicionais por lá.

    Curtiu? Vem ver mais dicas de lugares aqui do lado que valem uma visita!

  • 2. Cachoeiras

    Banho de cachoeira é uma ótima opção para se refrescar e fugir das praias lotadas
    Créditos: @parquenacionaltijuca/Facebook
    Banho de cachoeira é uma ótima opção para se refrescar e fugir das praias lotadas

    Você não precisa sair da cidade para fazer aquele programinha mais zen no feriadão! No meio da Mata Atlântica, há dezenas de cachoeiras, uma mais bonita que a outra.

    Só o Parque Nacional da Tijuca abriga várias, entre elas as Cachoeiras do Horto, a Cachoeira das Almas e a Cachoeira dos Primatas. Fora as duchas naturais, que são verdadeiros “chuveirões” de água doce, ao longo da Estrada do Redentor (Paineiras)… Já no Parque da Pedra Branca, na zona oeste, a dica é a Cachoeira do Camorim.

  • 3. Parques

    Quinta da Boa Vista atrai moradores e turistas o ano todo!
    Créditos: @MuseuNacionalUFRJ/Facebook
    Quinta da Boa Vista atrai moradores e turistas o ano todo!

    Os parques também são rolés excelentes para quem quer fugir da agitação do Carnaval e prefere curtir um piquenique, se aventurar ou só apreciar a natureza.

    Em São Cristóvão, a boa é a Quinta da Boa Vista, que guarda histórias da família real. Quem ama a natureza também pode aproveitar outras áreas verdes lindas como o Parque Lage e o Parque da Catacumba, na zona sul; o Bosque da Barra, que fica no bairro da zona oeste; e o Campo de Santana, no Centro. No Parque Madureira tem até praia artificial pra dar aquela refrescada!

    Fora os parques estaduais, que abrigam trilhas, cachoeiras e praias: Parque do Desengano, na cidade serrana de Santa Maria Madalena; Parque Estadual dos Três Picos, o maior do estado; o Parque Estadual da Serra da Tiririca, no limite entre Niterói e Maricá… E mais! Vem ver todas as dicas da Catraca Livre!

  • 4. Lugares com vistas maravilhosas do Rio

    O Pasmado tem uma vista incrível para a praia, Botafogo, o Pão de Açúcar e o Cristo

    Quem não liga para a folia, mas não perde a chance de viver a vida, pode ter experiências incríveis em vários picos da Cidade Maravilhosa. Fica a dica para você curtir aquele vizu incrível do Rio:

    • Parque das Ruínas: o antigo casarão em Santa Teresa tem uma das vistas mais lindas da cidade e é palco para exposições, peças, shows…
    • Pedra Bonita: em 30 minutos se chega a este ponto com visual incrível para o Rio de Janeiro. Fácil acesso e bem localizada, é de lá que saem os voos de asa delta.
    • Parque da Catacumba: fica na Lagoa Rodrigo de Freitas e é uma reserva ecológica perfeita para passear com família, em casal e com os amigos. São só 15 minutos de trilha leve para ter como recompensa uma linda vista da Lagoa, do Morro Dois Irmãos e Cristo Redentor. Destaque para o mirante do urubu, que é lindo!
    • Morro Dois Irmãos: a trilha chega a nível médio de caminhada. Apesar de serem apenas 40 minutos, é tudo na subida. De um lado, dá para ver desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon. Do outro, a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado.
    • Mirante do Pasmado: em Botafogo, esse mirante tem vista lindona para a praia, o Pão de Açúcar e o Corcovado.

    Confira mais lugares com vistas incríveis do Rio!

  • 5. Tarde na Urca: trilha, praia e mureta

    Um dos pores do sol mais bonitos do Rio é o da Mureta da Urca
    Créditos: Karen Fideles
    Um dos pores do sol mais bonitos do Rio é o da Mureta da Urca

    Está na zona sul e quer fugir dos bloquinhos? A boa é aproveitar a tarde na Urca! Além da Praia Vermelha, dá para dar um rolé na Pista Cláudio Coutinho, subir a trilha (0800!) até o Morro da Urca e apreciar aquela vista de tirar o fôlego!

    E depois ainda dar um pulo na Mureta da Urca: seja na Pobreta, em frente ao restaurante Urca Grill, ou lá no Bar Urca. Com aquela cerveja gelada e um petisquinho de boteco então, o passeio fica completo! Especialmente aos finais de semana, o lugar é tomado pela galera, e você pode dar a sorte de curtir até um sambinha por lá. Perfeito para quem gosta de apreciar as maravilhas da cidade!