À procura da poesia perfeita: conheça slams e saraus em SP
Agora é só apurar os ouvidos e mergulhar na cultura urbana
A poesia está em todos os cantos ao nosso redor: nas ruas, nos edifícios, no céu, na natureza, no transporte público, na política, nas pessoas, nas nossas relações, nos livros e na ponta da língua. Você só precisa estar treinadx a enxergá-la e ter os ouvidos apurados.
Para te ajudar nessa procura pela poesia perfeita, montamos uma lista com slams e saraus de grande representatividade em São Paulo. Tem opções mais musicais, realistas, focadas na fala/declamação, ligadas ao rap, políticas, entre outras. Dá só uma olhada! ;)
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Saraus ocupam as quartas-feiras de julho do Sesc Santo André
- Batalhas de poesia conquistam os jovens de escolas públicas
- Santo André comemora 50 anos do hip hop com grande evento no Parque Central
-
1. Sarau da Cooperifa
Onde: Bar do Zé Batidão – rua Bartolomeu dos Santos, 797, Jardim Guarujá
Quando: geralmente acontece às terças-feiras, às 20h.
Acompanhe aqui a programação do Sarau da CooperifaSímbolo de democratização da literatura, o Sarau da Cooperifa, com mais de 15 anos de existência, já é considerado o evento de poesia mais importante das periferias da cidade. O salão do Bar do Zé Batidão, na zona sul de SP, abre o microfone para poetas, cantores, escritores, MCs, pintores e artistas em geral que quiserem subir ao palco. A dica é chegar cedo para saborear o delicioso escondidinho de carne seca do estabelecimento.
Gostou? Saiba mais aqui sobre o Sarau da Cooperifa nesta matéria bacanuda da Catraca Livre.
-
2. Sarau do Binho
Onde: geralmente acontece no Espaço Clariô – rua Santa Luzia, 96, Taboão da Serra
Quando: uma segunda-feira por mês, às 21h
Acompanhe aqui a programação do Sarau do BinhoCriado em 2004, o Sarau do Binho é outro evento de poesia reconhecido surgido na zona sul de SP. Depois de ficar algum tempo sem sede fixa, o encontro se estabeleceu no Espaço Clariô, em Taboão da Serra. A ideia é abrir o microfone para poetas, escritores e cantores, além de apresentar alguns shows de artistas convidados.
-
3. Sarau Elo da Corrente
Onde: itinerante
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação do Sarau Elo da CorrenteCriado em 2007 em Pirituba, o Sarau Elo da Corrente é um encontro literário com a proposta de difundir a cultura da periferia e incentivar a produção de conhecimento oral e escrito. O evento é itinerante e já passou pelo Centro Cultural da Juventude, pela Biblioteca Pública Municipal Brito Broca, pelo Bar do Santista (onde surgiu), entre outros.
-
4. Sarau do Charles
Onde: itinerante
Quando: sem periodicidade definida
Acompanhe aqui a programação do Sarau do CharlesCom 23 anos de existência, o Sarau do Charles é comandado pelo artista Alessandro Azevedo (o Palhaço Charles). Durante todo esse tempo, o projeto tem sido um espaço de experimentação e troca para artistas de várias linguagens, como poesia, música, circo, teatro e dança. O evento é itinerante e já passou pelo Estrella Galicia Estação Rio Verde, espaço Gam Yoga, Funarte SP, entre outros.
-
5. ZAP! Zona Autônoma da Palavra
Onde: itinerante por espaços na região central de SP
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação do ZAPCriada em 2008, a ZAP! Zona Autônoma da Palavra pode ser considerada o primeiro poetry slam – ou batalha de poesia falada – de São Paulo. A iniciativa foi idealizada pela atriz-MC Roberta Estrela D’Alva e é realizada pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, uma companhia conhecida por misturar teatro e hip hop. As competições são um espaço democrático – o coletivo, inclusive, organiza edições especiais com tradução em Libras (linguagem brasileira de sinais).
-
6. Sarau das Mina
Onde: itinerante
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação do Sarau das MinasCom a missão de promover a representatividade feminina, o coletivo Sarau das Mina costuma organizar encontros de poesia em diferentes lugares da zona sul de SP. Nesses eventos, há microfone aberto para quem quiser mostrar seu talento, discotecagem, projeção de documentários, brechó e outras atividades. O grupo é composto pelas artistas Beatriz Matiola, Bruna Maciel, Jessica Angelin e Lilian Rosa Santos.
-
7. Saraus na Casa das Rosas
Onde: Avenida Paulista, 37, Bela Vista
Quando: Geralmente ocorrem saraus no espaço uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação de saraus na Casa das RosasProjetada pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas foi construída em 1935 em plena avenida Paulista e atualmente abriga o Centro de Referência Haroldo de Campos, um espaço cultural completamente dedicado à literatura. Entre as várias atividades e cursos realizados mensalmente no equipamento, estão os saraus organizados por diferentes coletivos de poetas da cidade.
-
8. Saraus no CCJ – Centro Cultural da Juventude
Onde: avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação de saraus do CCJInaugurado em 2006, o Centro Cultural da Juventude – CCJ, na zona norte, preocupa-se em criar um espaço saudável de vivência da condição juvenil por meio da cultura. O equipamento convida vários coletivos de poesia para organizar saraus com foco em diferentes temas, com microfone aberto para quem quiser se expressar e convidados especiais.
-
9. Sarau Bixa Literária – Coletivo Bixa Pare
Onde: itinerante
Quando: sem periodicidade definida
Acompanhe aqui a programação do Sarau Bixa LiteráriaCriado em 2018, o Sarau Bixa Literária tem a proposta de estabelecer um espaço para trocas e diálogos entre artistas e LGBTQIA+s que estão produzindo reflexões sobre suas diversidades de corpos. O evento ainda não acontece em um lugar fixo ou com uma periodicidade definida, mas já passou pela Casa das Rosas, pela Praça do Morumbi e pela Oficina Cultural Alfredo Volpi. A iniciativa é organizada pelo Coletivo Bixa Pare, criado em 2017 e formado pelos artistas Diego Castro, Fabio Lopes e Luan Afonso.
-
10. Slam do 13
Onde: Terminal Santo Amaro – avenida Padre José Maria, 400, Santo Amaro
Quando: uma vez por mês, geralmente na última segunda-feira
Acompanhe aqui a programação do Slam do 13O coletivo Slam do 13 organiza batalhas de poesia falada desde 2013 no Terminal Santo Amaro. O encontro tem microfone aberto para quem quiser se apresentar e shows de MCs convidados, além de lançamentos de livros e zines e outras atividades.
-
11. Slam RUA
Onde: itinerante
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação do Slam RUACom foco em temas sociopolíticos, o Slam RUA (Resistência Urbana Afroguarany) organiza batalhas de poesia em espaços como a ocupação Casa Amarela (na rua da Consolação, 1075). Além do microfone aberto, o encontro discute a resistência das minorias por meio de performances, shows e outras atividades.
-
12. Slams e Saraus do MAP – Movimento Aliança da Praça
Onde: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), SN, São Miguel Paulista
Quando: uma vez por mês
Acompanhe aqui a programação do MAPO coletivo comunitário MAP – Movimento Aliança da Praça realiza desde 2013 saraus e slams em São Miguel Paulista, na zona leste. Nos encontros, há microfone aberto, varal de poesias, shows e lançamentos de livros.
-
13. Slam OZ
Onde: Estação Osasco da CPTM – Linha 9 Esmeralda – praça António Menck, sn, Centro, Osasco
Quando: última quarta-feira do mês, às 18h30
Acompanhe aqui a programação do Slam OZA Slam OZ convida poetas e MCs para provar seu talento na última quarta-feira de todo mês na Estação Osasco da CPTM. Além da batalha de poesia falada, o encontro tem declamações de poetas convidados e um espaço para confraternização.