Sem mesmice: 5 espaços culturais 0800 para conhecer no Rio

Listamos 6 locais que provavelmente você não conhece

Exposições, espaços de lazer, espetáculos teatrais, shows, cinema e atividades infantis - tudo isso com entrada gratuita

Uma coisa é fato: o Rio tem muita cultura pra dar – e pensando nisso, a Catraca Livre Rio selecionou cinco aparelhos culturais que você provavelmente nunca entrou, mas deveria! Com centenas de centros multiculturais em seu mapa, a capital oferece a moradores e turistas uma gama enorme de possibilidades!

Neles, o público pode se deparar com exposições, espaços de lazer, espetáculos teatrais, shows, cinema e atividades infantis – tudo isso com entrada gratuita a qualquer época do ano.

Rio
Crédito: Getty Images/iStockphotoListamos 6 locais que provavelmente você não conhece

Todas as informações de serviço foram retiradas do site oficial da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Conheça um pouco mais dos aparelhos culturais:

Reduto de grandes festas cariocas, a casa onde morou o produtor musical Guilherme Araújo nos seus últimos 30 anos de vida se transforma agora em um espaço cultural, conforme desejo do próprio Guilherme, que escolheu inclusive que o espaço se chamasse Gabinete de Leitura Guilherme Araújo.

Endereço: Rua Redentor, 157 Ipanema
Telefone: +55 (21)2523-1553
Funcionamento: Segunda a sexta das 11h às 18h

O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência e cultura, cujo objetivo é informar e educar de forma lúdica e criativa. O espaço tem exposições permanentes, atividades interativas e multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, em Manguinhos.

A visita começa com o embarque no trenzinho da ciência, que sai do Centro de Recepção e segue por um passeio aos espaços do Museu da Vida.

Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos
Funcionamento: Sábado, das 10h às 16h, sem necessidade de agendamento

A Incubadora Rio Criativo é um centro de inovação que estimula o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos da economia criativa do estado do Rio de Janeiro e o seu desenvolvimento econômico e social.

As oficinas, consultorias e maratonas são gratuitas e abertas ao público, abordando temas como inovação, planejamento, gestão de negócios e projetos, mobilização de recursos, assessorias financeira e jurídica, formalização, propriedade intelectual, comunicação e mobilização digital e treinamento de pitching.

Endereço: Rua Frederico Silva, 86 / 6º, 7 e 8º andares – Praça Onze
Telefone: 21 2507-9742
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro tem sua sede no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manoel, em frente à Praça XV e próximo a Localizado no andar térreo do Antigo Palácio o CCPJ-Rio é composto de uma sala de Produção e Criação, uma sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso com 80,28m².

O CCPJ-Rio realiza espetáculos teatrais, visitas teatralizadas pelo Antigo Palácio da Justiça, Cursos Livres, sessões de cinema com debates e outras atividades gratuitas.

Endereço: Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3133-3366 / 3133-3368
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h

Mais conhecido como Centrinho do Méier, o centro presta atendimento à população do bairro, oferecendo cursos livres e oficinas de arte-educação. Há aulas de artesanato; capoeira; percussão; desenho livre, pintura e mangá; coral para adultos; danças de salão; desenho e caricatura para crianças; dinâmica para a terceira idade; street dance; teatro e teclado.

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 83, Méier
Telefone: (21) 3822-0683
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h

0800: Planetário da Gávea promove observação do céu noturno

Compartilhe:

Autor: Por: Redação