A escola do Choro
Com certeza você já escutou Brasileirinho no rádio ou mesmo cantou Tico-tico no Fubá em alguma platéia de show. Talvez você não saiba, mas essas músicas são exemplos de Choros. São quase 150 anos desta importante expressão musical presente no cotidiano brasileiro. O Choro é uma manifestação autêntica da arte do nosso povo e é o primeiro gênero urbano musical concebido no país.
Nascido durante a época imperial, por volta do ano 1870, o choro ou chorinho, como muitos chamam carinhosamente, é o tronco, a base do que conhecemos por música popular brasileira. É um patrimônio cultural que precisa ser valorizado a cada dia por ser rico em sua essência e em suas melodias, harmonias e ritmos.
Onde o choro estiver, lá está a “alma do Brasil”, como afirmou o maestro e compositor Villa-Lobos, um verdadeiro chorão.
- Programação cultural de outubro homenageia crianças em Diadema
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Junho no Sesc Santo André: Celebração da Música Brasileira em Grandes Encontros
- Nova edição do Movimento MPB celebra a diversidade musical em Diadema
Existem, inclusive, vários clubes do choro mundo afora que reverenciam nossa arte, casos de Lisboa, Paris, Londres, Japão e Israel.
Aprenda na seção Escola do Choro mais sobre o gênero, seus instrumentos, as histórias dos personagens relevantes, causos curiosos entre outras coisas. Você é nosso convidado especial!
Para saber mais sobre o Choro, leia o livro “Chorando na Garoa: Memórias Musicais de São Paulo” (adquira o seu através do link http://www.freenote.com.br/), mande e-mail para [email protected] ou acesse a fanpage.