Com programas bons e baratos, página reúne os lugares “honestos” de SP
Intenção é que paulistanos contribuam e alimentem o tumblr com o maior número de dicas possíveis
A crítica e o boicote são ferramentas válidas usadas por quem se opõe a alguma situação. Mas além de apontar defeitos é fundamental que se pense em boas soluções. E é justamente isso que faz o tumblr SP Honesta, que propõe não um mapeamento dos preços abusivos da cidade, mas sim uma busca por seus lugares “honestos”.
Olhar positivo
A ideia surgiu no momento em que as duas amigas Rebeca de Morais e Tatiana Dias viram a iniciativa semelhante chamada Boicota SP. Elas explicam que o tumblr pode até funcionar como um complemento à página dos preços abusivos. “Concordamos completamente com a premissa deles, de que a cidade está muito cara”, conta Rebeca. “Mas pensamos em fazer o olhar positivo da questão, em procurar onde estaria a São Paulo Honesta”, define.
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
- As 20 melhores ferramentas de mídias sociais (e como usá-las)
- Mapa reúne restaurantes, comerciantes e produtores de orgânicos de SP
- ‘Jogo Oasis’ reúne comunidade para transformar espaço público em SP
“Honestidade”
A página coleta, com a ajuda dos paulistanos, informações e dicas de lugares que cobram preços “justos” e compatíveis com seus serviços. Qualidade de comidas e bebidas, ambiente e, claro, preço são levados em conta pela página recém-criada.
As postagens são curtas e diretas. Veja, por exemplo, como é a descrição do Sesc Pompéia:
Como a proposta é recente – tanto a página no facebook quando o tumblr surgiram hoje – tudo ainda está em construção. Mas as criadoras aceitam com alegria colaborações. Para indicar um local ou um serviço basta mandar a descrição da “honestidade” (de preferência com foto) para o e-mail [email protected].
“O que fizemos foi muito simples: só colocamos no ar uma iniciativa”, comenta Rebeca, que, assim como Tatiana, é jornalista. “O ideal é que os moradores colaborem e nós só sejamos as gerenciadoras da página, sem fazer curadoria ou seleção. Quanto mais informações de mais programas honestos em todos os bairros da cidade, melhor”, conclui.