Espetáculo sobre o Rio do século XX pela ótica de artistas cariocas
O grupo História Através da Música acaba de estrear o espetáculo “Rio, um Mar de Histórias”. A apresentação fica em cartaz até o dia 13 de novembro, sempre de terça a quinta, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal. Os ingressos custam até R$30.
Antecipando as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o grupo propõe uma reflexão sobre a cidade, suas belezas e seus personagens. A trama, que se passa no Rio do século XX, é desenrolada a partir dos olhar de compositores e escritores cariocas.
Fundado em 2001, o História Através da Música é fruto de encontros, reflexões e debates entre professores de História cujo objeto de estudo e pesquisa é a MPB e, em especial, o samba. A ideia inicial era utilizar a música como ferramenta didática e motivadora para contar a História do Brasil.
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
Com o passar dos anos, a iniciativa ampliou-se para fora das salas de aula, conquistando outros espaços de educação, cultura e lazer. Hoje, a proposta transformou-se em uma aula-espetáculo que tem a História do Brasil como tema.
Durante quase uma hora e meia, os componentes do grupo executam sambas e debatem seus significados e historicidades com o público. Nesse diálogo, muitas vezes são exploradas outras linguagens – literária, teatral e visual – além da musical.
Observação
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro