Faça um jantar surpresa nos restaurantes espontâneos de SP

Por Anna Dietzsch e Clarissa Morgenroth, do Arquitetura da Convivência

Por Redação
25/02/2013 16:03 / Atualizado em 06/05/2020 15:27

No dia 18 de maio deste ano será celebrado o Restaurant Day, dia dos “restaurantes espontâneos”, chamados no resto do mundo de “pop up restaurants”. A iniciativa começou em Helsinki, com indivíduos cansados da burocracia que decidiram abrir seu próprio restaurante por um dia. No primeiro ano foram 40 locais e hoje a iniciativa conta com 670 restaurantes em 131 cidades ao redor do mundo.

Restaurant Day – divulgação
Restaurant Day – divulgação

Um mapa e um aplicativo ajudam a achar os restaurantes, que se alojam dentro e fora dos edifícios, ocupando lugares banais como calçadas, ou invadindo parques, ruas e praças. Um dos restaurantes em Helsinki servia sanduiches num cesto que descia do terceiro andar de um prédio! Essa iniciativa reúne tudo de bom: urbanismo instantâneo e comida, colocando as pessoas em contato com uma economia de troca.

E para não dizer que estamos muito atrás, em São Paulo alguns grupos já estão se organizando para conquistar a rua com novos sabores: veja a seguir algumas dicas e se achar que vale a pena, faça uma boquinha!

Pop Up Restaurant – Criado por um Coletivo Gastronômico formado por Alex Tessitore e os chefs Checho Gonzales, Henrique Fogaça e seus convidados, propõe inserir a estrutura de um restaurante com conceito POP UP – representação de ações de curta duração – como forma de expressão contemporânea de entretenimento gastronômico efervescente e efêmero. Intervenções de arte urbana, música e experimentação.

Chefs na Rua – O mercado Chefs na Rua une a alta gastronomia com a comida de rua, oferecendo a oportunidade de saborear pratos simples feitos por Chefs famosos. Como um mercado que divulga a cultura gastronômica da cidade, o Chefs na Rua faz parte das ações coordenadas pela KQi Produções com curadoria de Daniela Narciso. São ao todo 20 barracas com Chefs convidados oferecendo pratos de R$ 5,00 a R$ 15,00.

Fechado para Jantar – A cada mês o jovem chef Raphael Despirite, de 28 anos, escolhe um ponto incomum da cidade para oferecer três noites de jantar a quem quiser experimentar a experiência de um pop-up