Menino de 10 anos faz mais de 300 tipos de origami
Deixe um equipamento eletrônico e papéis para o japonês Noriman Mohd Noh, 10 anos, e ele não terá dúvidas na escolha. O menino pegará os pedaços recortados.
Como fazer barquinho de papel e outras dobraduras para passar o tempo
Fã de origami, ele se diverte transformando as folhas em obras de arte. Suas mãos criam animais, flores e carros a partir dos recortes.
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Restaurante mais romântico do mundo fica em Minas Gerais
- Estudo de Harvard revela qual é a melhor hora para ir dormir e por quê
- Para onde viajar em maio? Confira 7 destinos perfeitos no Brasil
O menino conheceu essa arte em 2013, por um amigo de seu pai. Seu primeiro desafio foi fazer uma garça de papel, também conhecida como tsuru – algo avançado para quem está começando.
“Há uma lenda japonesa que diz que, se você criar mil garças em um ano, seu desejo será concedido. Eu estava determinado a aprender a fazê-las. Enquanto alguns dizem que é difícil, eu consegui pegar o jeito rapidamente. A partir de então, desenvolvi um gosto para origami”, disse ele ao “The Star Online”.
Noriman ainda não fez os mil pássaros, mas, nesse período, aprendeu outras formas. No total, são mais de 300 projetos, como animais, entre peixes aves e répteis; flores, a exemplo de rosas, margaridas e camélias; e transportes, como carros aviões e barcos.
Suas criações estão expostas na sala de jantar de sua casa. Na parede de um corredor estão outros modelos, sempre em cores vibrantes.
Agora o jovem se dedica a aprender um tipo de origami 3D, em que peças triangulares são dobradas e empilhadas, formando belas esculturas. “Embora possa ser um desafio para criar alguns projetos, sempre me esforço para dominar novos padrões”, afirmou.