Música, comida e debates (tudo grátis) marcam evento que celebra o sucesso do crowdfunding no Brasil
O CoCidade acontece de 8 a 18 de setembro em quatro lugares espalhados pela capital e com diversas atividades gratuitas sobre financiamento coletivo, espaços colaborativos e ocupação urbana
Dos fenômenos surgidos na (ou ampliados pela) internet nos últimos anos, o crowdfunding, ou financiamento colaborativo, é um dos mais bem-sucedidos. De produções culturais até projetos de comunicação, passando por intervenções artísticas, projetos sociais e empreendedores, boas ideias têm sido cada vez mais transformadas em realidade. O processo é simples: se você apoia algo, pode ajudar a financiá-lo doando dinheiro. Em troca, o idealizador propõe algum tipo de recompensa ou contrapartida, que varia conforme o valor doado.
A mecânica do financiamento colaborativo, sua efetividade e a importância para a transformação da sociedade são temas que serão discutidos durante o CoCidade, evento que vai reunir uma série de projetos bem-sucedidos, idealizadores, apoiadores e interessados em geral entre os dias 8 a 18 de setembro.
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Teatro Bravos recebe show de lançamento do projeto autoral para as Infâncias
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- Cine Theatro Carlos Gomes recebe celebração de aniversário da Fanzinada e a banda Punho de Mahin
Destaques
As atividades se dividem em três temas principais: financiamento coletivo, espaços colaborativos e ocupação urbana. Shows, oficinas, palestras, intervenções e debates – todos gratuitos – acontecerão em quatro lugares diferentes de São Paulo (ver serviço no final do post).
Alguns dos destaques do evento são a mostra de curtas, que contará só com produções financiadas coletivamente, e a “Expofeira de Projetos”, que realizará um encontro entre idealizadores e apoiadores de projetos famosos que saíram do papel graças à ferramenta, como Baixo Centro, Pimp My Carroça, Agência Popular Solano Trindade, O Terno e Bike Anjo, entre outros.
Além disso, o evento propõe a realização de um mapeamento de iniciativas colaborativas espalhadas por todo o Brasil. O objetivo é criar um grande banco de dados para gerar uma rede de construção coletiva.
Participe
Todas as atividades são gratuitas, mas para participar das oficinas, que acontecem na Escola São Paulo, é preciso inscrição prévia. Confira a programação completa para saber em que lugares, datas e horários acontecem as diferentes oficinas, shows, debates e intervenções do evento.