Sete décadas depois de abandonar os estudos, americana se gradua em artes

Em parceria com qsocial
24/08/2015 17:53
Jean Kops na formatura da Universidade de Nebrasca-Lincoln
Jean Kops na formatura da Universidade de Nebrasca-Lincoln

Ela guardou por exatos 70 anos o sonho de graduar-se na Universidade de Nebrasca-Lincoln, nos EUA, para viver outro, o de se casar. Mas, no último dia 15, aos 87 anos, Jean Kops vestiu beca e capelo para finalmente receber seu diploma de bacharel em artes.

“É uma mistura de sentimentos”, relatou. “É um alívio, mas me senti um pouco triste também em saber que não terei mais aulas.” Estimulada pelas cinco filhas após ficar viúva, Jean matriculou-se em disciplinas on-line antes de frequentar as turmas presenciais.

Nas aulas, conta que pôde emprestar aos colegas mais jovens suas perspectivas sobre os acontecimentos que mudaram o mundo, como a Segunda Guerra Mundial e o Movimento de Contracultura. “Meu professor estava realmente interessado em meus papéis”, disse.

E, mesmo em temas nos quais pensava não ter muito a acrescentar, como famílias contemporâneas, defendeu seu ponto de vista ao dizer, com propriedade, que “amor e respeito” são a essência de um casamento, enquanto a turma mais nova defendia dinheiro e filhos.

Jean, que disse ter pensado que era “velha demais” para retornar à sala de aula em setembro de 2012, agora diz acreditar no que sua neta, parafraseando o clássico “Mágico de Oz”, escreveu em seu capelo: “Você tinha o poder o tempo todo, minha querida”.