SP ganha aplicativo que mapeia universo das artes
Cool Tours oferece sugestões de roteiros a pé e informações sobre obras públicas
Onde encontrar rapidamente informações sobre artes em São Paulo? Já imaginou acessar pelo celular, de maneira prática e objetiva, a programação atualizada das principais instituições de cultura na capital paulista? Sem custos e, ainda, tendo a possibilidade de interagir com esse conteúdo?
Foi a partir dessas indagações que nasceu o aplicativo Cool Tours, cuja proposta é oferecer ao usuário uma maneira diferente de vivenciar a cidade, em plena sintonia com os movimentos contemporâneos de ocupação dos espaços urbanos.
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- Como criar mapas mentais para fazer uma viagem incrível
- 15 cursos gratuitos do Google para melhorar seu currículo
- Google oferece 15 cursos gratuitos para melhorar seu currículo
A ferramenta gratuita, disponível para download na Apple Store e Google Play, mapeia e promove as atrações desse universo, incluindo também: murais, grafites e esculturas em vias públicas; monumentos históricos; construções emblemáticas e sua arquitetura.
O aplicativo está disponível nas versões português e inglês.
O ponto de partida foi difundir a oferta cultural de São Paulo, com informações que abrangem desde a história, curiosidades, programação de mostras em curso, horários, valores de ingressos, dicas e formas de acesso. Mas, diante da quantidade e qualidade das atrações, o app acabou absorvendo mais funções e diferenciais durante seu processo de criação e desenvolvimento.
É o caso da seção “Por Aqui”, que elenca pontos de interesse baseados na localização do usuário e ordenados pela proximidade. Outro exemplo são os “Tours”, sugestões de roteiros em uma mesma região da cidade que pode ser explorada a pé. Além disso, o sistema conta com GPS, que traça a rota para se chegar ao destino escolhido, e oferece visualização do local, por meio do Google Street View. Quer programar uma visita? O aplicativo também se conecta ao calendário do celular. Existe ainda possibilidade de programar alertas para quando o usuário estiver perto de um museu, por exemplo.
https://www.youtube.com/watch?v=4-thNH8IRSQ#t=73
A integração com o Facebook e interatividade são outros destaques. Assim, visitas, fotos ou uma mensagem sobre determinada atração podem ser compartilhadas. O Cool Tours disponibiliza o link para as páginas das instituições na rede social e, ainda, divulga o serviço educativo, potencializando a comunicação, o alcance e, consequentemente, a visitação por parte do público. O usuário pode visualizar os contatos no Facebook que também utilizam o aplicativo, além de sugerir um novo ponto de interesse, registrar avaliações e criar uma lista com todos os lugares visitados.