Caminhão elétrico percorre 200 km sem recarga e sem motorista
Segura essa, Roberto Carlos: a letra de seu hit “Caminhoneiro”, aquele do “não me arrisco na banguela”, terá que sofrer algumas alterações. Afinal, ninguém ao volante vai correr “ao encontro dela” a bordo do T-Pod. Afinal, trata-se de um caminhão elétrico sem condutor.
O veículo foi desenvolvido pela empresa sueca Einride, que, em 2018, pretende colocar na estrada a primeira frota do modelo, entre as cidades de Gotemburgo e Helsingborg.
O objetivo é transportar 2 milhões de paletes no primeiro ano de operação e chegar a um total de 200 caminhões até 2020.
- Carro elétrico sem fio é estímulo para adoção de energia limpa
- Casal brasileiro roda 7.000 km pelo Tibet e parte da China
- Carreata de carros elétricos acontece neste domingo
- Caminhão elétrico é aposta da Volkswagen para o mercado nacional
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
O protótipo do T-Pod, em via de ser testado, possui uma capacidade de carga de 15 paletes-padrão, pesa 20 toneladas e seu comprimento é de 7 metros. Percorre até 200 quilômetros sem precisar de recarga de energia.
Nas rodovias, o caminhão será totalmente autônomo. Em perímetros urbanos, vai ser manobrado por controle remoto.
O transporte de cargas, com o T-pod, certamente ganhará em eficiência e será muito mais sustentável nas questões ambientais.
Contudo, talvez perca em romantismo: deixará no passado os corações pintados nos parachoques com os nomes das pessoas amadas pelos condutores.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.