Carro voador escolhe melhor rota entre terra e ar
É um automóvel? Um avião? O desenho dos Jetsons? Talvez um pouco de cada um, ou tudo isso ao mesmo tempo, ou ainda mais coisas junto. O Pop.Up, lançado pela fabricante francesa de aviões Airbus no último Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, pode ser definido como um carro voador que anda tanto na terra como no ar.
O modelo ainda não pode ser visto nas ruas nem voando sobre nossas cabeças – daí o seu lado “Jetsons”. Seu funcionamento, porém, já é uma realidade possível. Movido a eletricidade, o Pop.Up, desenhado pelo estúdio italiano Italdesign, tem autonomia para percorrer até 100 km com uma única carga em sua bateria.
O mais bacana do invento é a sua flexibilidade. Projetado para ser usado em sistema de compartilhamento, o veículo andará por terra ou por ar de acordo com uma série de variáveis, identificadas por meio de um app.
- O amor está no ar! 5 cidades românticas e baratas perto de São Paulo
- 12 hotéis em SP perfeitos para viajar com crianças em julho
- 5 passeios bate volta de carro saindo de São Paulo
- Viajantes listam 5 destinos para curtir com as crianças
Assim, se o trânsito ao nível do chão estiver complicado, o Pop.Up será programado para ir “por cima”, impulsionado por oito motores rotativos e comandado por um piloto automático, como se fosse um drone.
No entanto, se o ar estiver carregado, a cápsula de fibra de carbono, com 2,6 m de largura, 1,4 m de altura e 1,5 m de diâmetro, se acopla a um módulo para correr em terra firme.
O trajeto também levará em conta os custos da viagem, seu impacto ambiental e os hábitos dos usuários em questão – o carro voador acomodará dois passageiros e, depois de cada “corrida”, voltará sozinho à base para ser recarregado e levar novos clientes.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.