Designer transforma veleiro em bicicleta aquática
A bike foi desenvolvida sobre uma base de trimarã para o exercício das pedaladas em rios, lagos e costas acidentadas
Gosta de bike? São muitas as opções para pedalar: no parque, na ciclovia, na academia e, por que não, na água. Essa alternativa é possível com projetos como os trimarãs (veleiros de três cascos delgados paralelos) desenvolvidos por um designer que transformou esse tipo de embarcação em uma espécie de bicicleta aquática.
E, como acontece em âmbito terrestre, foram criados modelos para todos os tipos de ciclista, entre aquele que quer apenas se divertir em um domingo de sol e os que possuem o sangue da competição nas veias.
O mais amador, apropriadamente batizado de Fun (diversão), foi pensado mesmo para o entretenimento. Fabricado em polietileno de alta densidade, custa € 4,995 (R$ 22,5 mil).
- 10 motivos para visitar São Pedro (SP) no outono
- Você sabe como as Soluções Baseadas na Natureza podem atenuar os efeitos das mudanças climáticas?
- Thermas Acqualinda: veja atrações do maior parque aquático do Brasil
- 7 motivos que tornam a bike elétrica o melhor meio de transporte
Quer se arriscar um pouco mais? Seu trimarã movido a pedal deve ser, então, o Adventure (aventura), feito para incursões em rios, lagos e costas acidentadas, com um plástico mais espesso reforçando a parte inferior de seus três cascos e espaço a bordo para armazenamento de equipamentos. A ousadia, no caso, tem seu preço: esse tipo é mais caro que o Fun, saindo a € 6.995 (R$ 31,6 mil).
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Partir para o melhor desempenho na condução da bicicleta aquática pede a adoção do Sport, modelo pensado para o efetivo treinamento de atletas profissionais. O material de que é feito favorece essa finalidade: sua estrutura de fibra de carbono o torna mais leve e veloz. Preço: € 9.995 (R$ 45,2 mil).
Os três modelos fabricados pela Red Shark Bikes, ou bicicletas tubarão vermelho, empresa de que o designer Josep Rubau, ex-Volkswagen, é CEO, contam com um leme retrátil e podem ser transportados no carro com o uso de um rack comum para bike.
Leia também: Impressora em braile feita de resíduos custa até mil vezes menos
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.