Entrega com van e bikes minimiza o efeito estufa
A empresa de logística DHL Express criou um programa chamado City Hub, que faz o uso combinado de vans e bikes para agilizar as entregas em ambientes urbanos com menos emissões de gases de efeito estufa.
Nesse sistema, lançado neste ano, as vans rebocam até quatro contêineres com capacidade para até 125 quilos de carga até a cidade. Os contêineres são então atrelados às bicicletas, que percorrem a última milha (cerca de 1,6 quilômetro) até o destino final das encomendas.
Segundo a empresa, o City Hub permitirá a redução das emissões de mais de 16 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente, unidade usada para medir o volume de gases de efeito estufa).
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Além disso, as bicicletas, chamadas pela empresa de cubicycle, são melhores para enfrentar trânsito e congestionamentos e podem fazer um número maior de paradas do que as vans, no mesmo período de tempo.
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O sistema começou a ser testado no primeiro semestre em Frankfurt, a quinta maior cidade da Alemanha, e em Utrecht, cidade holandesa que quer se tornar neutra em impactos climáticos até 2030.
A empresa tem a intenção de expandir o City Hub para outros países da Europa nos próximos cinco anos.
Em agosto, a DHL começou a testar esse programa em Haia, na Holanda, mas com a combinação de vans e veículos de entrega elétricos. Pretende, em breve, complementar esse sistema com as bicicletas.
A DHL já vem usando bicicletas para fazer entregas em mais de 80 cidades de 13 países europeus. Os cubicycles operam em sete delas. Segundo a empresa, o assento reclinado permite mais conforto e segurança. Pedais elétricos podem ser acionados para ajudar nas subidas e a ganhar velocidade. Também podem ser usados sistemas de localização, como GPS, para rastrear as encomendas. Os entregadores percorrem, em média, 50 quilômetros de distância por dia.
A DHL tem como meta zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2070. Até 2025, quer que 70% da primeira e da última milha percorrida pelos seus serviços de entrega sejam feitas em formas de transporte limpos.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.