7 lugares para se deliciar com os quitutes mineiros
Os queijos, o aroma do milho e os docinhos com gosto de casa de vó são algumas das atrações
Em Minas, puxar uma cadeira e sentar-se à mesa significa comer em abundância, até precisar abrir aquele botão traiçoeiro da calça jeans. O delicioso pão de queijo, o aroma do milho, as tradicionais receitas elaboradas com o famoso queijo minas e os docinhos com gosto de casa de vó sinalizam uma refeição inesquecível.
Em terras mineiras não importa se é café da manhã, lanche da tarde ou aquela famosa beliscadinha antes de dormir: todo momento é uma bela oportunidade de se deliciar com os quitutes mineiros. Portanto, para te ajudar a superar essa vontade quase que incontrolável de morder a tela, o Catraca separou 7 lugares onde encontrar as iguarias, sejam elas feitas da maneira tradicional ou as adaptadas ao gosto do público.
Cafeteria da Fazenda
Os mais variados tipos de quitutes podem ser encontrados em um ambiente todo decorado ao melhor estilo da roça, com todos aqueles elementos que vão te fazer se lembrar do sítio dos seus avós no interior. A cafeteria também oferece a opção de você lanchar no local, com mesinhas de madeira dispostas pelo ambiente.
Endereço: Rua Montes Claros, 752 – Anchieta
Site: Cafeteria da Fazenda
Bitaca da Leste
Localizada em um dos mais tradicionais e mineiros bairros da capital, a casa é uma espécie de híbrido entre bar e empório. Intimista, o local só possui duas mesas, o balcão, um toca discos e um engradado de vinis, tudo comandado pelo casal de proprietários. As delícias vendidas na casa são garimpadas no interior de Minas e enchem as prateleiras e os olhos.
Endereço: Rua Salinas, 2.421 – Santa Tereza
Site: Bitaca da Leste
A casa funciona em dois endereços na cidade, um na Savassi e outro no Mercado Central, a casa oferece uma infinidade de opções para quem quer saborear as merendas tipicamente mineiras. Outro diferencial da casa é que as delícias são preparadas pela própria Dona Diva, que sempre fez seus quitutes no forno de barro de sua fazenda. Quem procura por opções saudáveis, como o bolo de coco sem glúten, esse é o lugar certo!
Endereço: Mercado Central – Avenida Augusto de Lima, 744, Loja 163 | Rua Antônio de Albuquerque, 701
Site: Dona Diva Café e Quitandas
Quitand’arte
Famosa por oferecer quitutes de primeira qualidade, a casa resgata e reinventa as velhas e deliciosas receitas das quitandas mineiras, com uma linha de produção diferenciada e atendimento de qualidade. A decoração é uma atração a parte, pensada especialmente para fazer o cliente se sentir à vontade e aconchegado. Os destaques são as quitandas doces e salgadas feitas no dia, servidas com um cafezinho especial.
Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 369 – Savassi
Site: Quitand’arte
O Café e Empório Casa de Maria é um cantinho agradável que vende produtos como geleias, biscoitos artesanais, doces em barra, doce de leite, massas frescas. Acertando de mão cheia as receitas mais deliciosas de quitandas e quitutes, a casa resgata a culinária mineira com peculiaridade, do modo de preparo até o jeito hospitaleiro de receber o cliente.
Endereço: Rua Tomé de Souza, 503 – Lj 10 – Savassi
Site: Café e Empório Casa de Maria
A doceria apresenta aos clientes o mundo mágico das tortas, bolos doces, quitandas e chocolates. Além da loja, a confeitaria especializada oferece produtos personalizados para empresas e lembranças, sob demanda de datas comemorativas, e bolos e tortas também sob encomenda. Tudo para adoçar cada momento especial vivido pelos seus clientes. Os produtos da empresa lembram os quitutes servidos em casa de vó, para que as pessoas possam matar um pouco da saudade dos momentos vividos em família.
Endereço: Rua Curupaiti, 720 – Sobreloja – Padre Eustáquio
Site: Doce Que Seja Doce
Feira dos Produtores
Assim como o Mercado Central, a feira é um espaço coberto composto por várias lojas especializadas em produtos que não costumam ser encontrados em qualquer lugar. No local, podem ser encontradas também lojas que vendem os quitutes tão amados em Minas.
Endereço: Av. Cristiano Machado, 1950 – Cidade Nova
Site: Feira dos Produtores
[tab:END]