Escute três álbuns completos gravados em homenagem a Nelson Cavaquinho
Nelson Cavaquinho, um dos principais sambistas do Brasil, completaria 103 anos em 29 de outubro. Para celebrar o aniversário do compositor, o Samba em Rede relembra três homenagens realizadas por outros grandes nomes da música popular brasileira.
Em 1985, um ano antes da morte de Nelson, Carlinhos Vergueiro e Cristina Buarque produzem o LP “As Flores em Vida” com parte da obra do compositor.
Vários artistas participaram da gravação do disco como Mauro Duarte, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, João Bosco, Toquinho e Chico Buarque, inclusive o próprio homenageado – que interpretou quatro faixas.
- Em abril, violões e violas são destaque na programação de shows do Sesc Santo André
- Projeto de samba exalta o gênero em shows, bate-papos e culinária típica entre março e abril no SESC Santo André
- Fabiana Cozza se apresenta no Sesc Santo André com repertório que homenageia Dona Ivone Lara
- Festival Malungo faz homenagem à cultura negra com shows online
Em 2001, é lançado o disco “Nome sagrado – Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho“. Reunindo 20 composições do artista, a intérprete faz uma releitura da obra.
O repertório incluiu clássicos como “Luz Negra”, “Visita Triste” e “A Flor e o Espinho” e ainda contou com as participações de Zeca Pagodinho, Wilson das Neves e Guilherme de Brito, o seu principal parceiro.
Até a voz de Nelson entrou no disco, retirada de uma gravação antiga e acrescentada na faixa “Minha Festa”. Além disso, Beth também interpretou uma composição até então inédita, “Nem Todos São Amigos”, fruto da parceria do cavaquinista e Guilherme.
No seu centenário, em 2011, o compositor Carlinhos Vergueiro lança mais um disco em homenagem a Nelson. Em “Nelson Para Sempre“, ele interpretou composições inéditas e regravou alguns clássicos. O disco teve também as participações dos esperados artistas Wilson das Neves, Beth Carvalho, Chico e Cristina Buarque.