7 dicas básicas para curtir o Carnaval sem perrengue

Alguns cuidados com a saúde e a segurança são essenciais para garantir a sua diversão durante toda a folia

A época mais animada e colorida do ano finalmente chegou, minha gente! Para garantir que você caia na folia com muita energia e segurança, a gente separou algumas dicas que podem fazer toda a diferença na sua saúde e no seu bolso.

Espia só:

Cuidados com a sua saúde

1 – Olha a água mineral!

Se no dia a dia beber água é importante, imagina no calor do Carnaval!

A dica boa aqui é usar e abusar das garrafas de água e ficar de olho aos sinais da desidratação. A nutricionista Erica Fernanda do Hospital 9 de Julho explica alguns deles:

“Podemos observar pele e bocas secas, sede exagerada, fraqueza, cansaço, tontura, dor de cabeça, sonolência e aumento da frequência cardíaca. Caso os sintomas se intensifiquem, corre-se o risco de queda de pressão arterial, desmaio, perda da consciência e convulsões”.

2 – Um lanchinho faz bem

Nem só de marchinha e cerveja vive um folião. Reserve um tempo antes, durante e depois do bloco para comer alimentos leves e refrescantes.

Erica Fernanda recomenda o consumo de alimentos ricos em carboidratos – de preferência integrais -, pois eles aumentam a sensação de saciedade. Legumes e verduras também são uma boa pedida. Para finalizar, que tal um sorvete ou uma fruta gelada?

Crédito: IstockCuidar da saúde é essencial para aguentar os cinco melhores dias do ano!

Outro ponto importante levantado pela médica é o cuidado ao comer em barracas de rua. Ela aconselha observar atentamente as condições de preparo e de armazenado das comidas.

“Em diversos casos, esses alimentos ficam expostos a temperaturas incorretas, gerando o surgimento de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Uma boa alternativa, é preparar seu próprio alimento e dar preferência para bebidas enlatadas, com menor risco de contaminação”, explica.

3 – Descansar é preciso

Não quer perder nenhum minuto da folia? Calma, respira!  Reserve algumas horas para recarregar as energias com um sono de qualidade.

Não vale dormir de maquiagem, viu? Antes de cair na cama, certifique-se de que todo glitter, rímel, tinta, pluma… saiu do seu corpo.

Cuidados com o seu bolso

1- Leve só o necessário

As aglomerações fazem parte da lógica do Carnaval, só que essa descontração, infelizmente, cria oportunidades para roubos, furtos e fraudes.

Por isso, fique atento aos seus pertences. Leve apenas o necessário, como o documento, o bilhete único, o dinheiro e o celular. Se possível, opte por pochetes que possam ser colocadas por dentro da fantasia, garantido que os seus pertences fiquem próximos ao corpo.

2- Se levar o celular, cuidado!

Tome cuidado redobrado na hora fazer selfies e stories. Segure firme o celular e tente não chamar tanta atenção. Os furtos são muito comuns na muvuca e as pessoas sequer percebem quando eles acontecem.

Carnaval com os amigos
Crédito: IstockEvite levar coisas caras e volumosas para os blocos de rua.

3- Fique de olho nas fraudes

Outro problema comum do período são as fraudes de cartão. Não é difícil ouvir relatos de foliões que foram comprar bebida ou adereço de ambulantes não autorizados e tiveram seus cartões trocado na hora do pagamento.

Personalizar o cartão com adesivos pode ser uma estratégia para evitar esse BO. Além disso, fique de olho no visor da maquininha e certifique-se de que ninguém viu a sua senha. Antes de guardar o cartão, confira o seu nome.

4 – Cartão com pagamento por aproximação

O professor Marcelo Lau, coordenador do MBA em Cibersegurança da FIAP, também chama atenção para os cartões com tecnologia NCF (Near Field Comunication), que realizam pagamento por aproximação:

“A pessoa pode ter um equipamento equivalente a uma maquininha e, ao roçar em alguém e encostar em uma carteira, o folião perder pequenos valores”, explica.

Para que isso não aconteça, o professor recomenda deixar o cartão em casa ou desabilitar essa função de pagamento no aplicativo. Outro caminho para evitar o problema é optar por carteiras com uma espécie de placa de metal que impede esse tipo de transação.

Todos os conteúdos da campanha #CarnavalSemAssédio são apoiados oficialmente pela 99.

Compartilhe: