Carnaval: veja como ser um passageiro bem avaliado ao pegar um 99

Motoristas dão dicas do que fazer para ter a melhor experiência durante as corridas

Por: Publi

O Carnaval está chegando e já se sabe o que a época mais esperada do ano reserva para os brasileiros: cidades tomadas por foliões com glitter, som nas ruas e avenidas, fantasias criativas e sorrisos estampados nos rostos.

Em meio a tanta diversão, é importante lembrar que, enquanto alguns seguem os blocos, outros trabalham para transportar os foliões. Afinal, há pessoas que não gostam do evento, outras que foram assíduas e hoje não veem mais sentido em festejar, as que não tiveram folga do trabalho e aquelas que trabalham justamente para manter o Carnaval mais agradável para todos.

É o caso dos 600 mil motoristas parceiros da 99 que, em todo o Brasil, prestam um serviço fundamental: se propõem a levar e buscar os carnavalescos em diferentes pontos das mais de 1.600 cidades em que a empresa atua.

mulher dentro de carro com a porta aberta
Crédito: Divulgação / 99Confira dicas de motoristas sobre respeito durante Carnaval

Atente-se às bebidas alcoólicas

Bebeu demais e vai pedir um 99? Opa! Isso mesmo, é o melhor caminho! Mas bora pensar no respeito ao motorista que está lá no volante? Se combinar direitinho, todo mundo se diverte!

“Quando eu pego passageiros alcoolizados e eles querem beber e fumar dentro do veículo, eu converso para evitar que isso aconteça”, conta Aline Maria da Silva, motorista parceira 99 há um ano e meio.

Ela, que trabalhará pelo seu segundo Carnaval consecutivo, explica que a bebida dentro do carro pode ser uma questão, inclusive, para o próximo passageiro que embarcar. “Se derrubar, fica com cheiro. Mesma coisa com cigarro”, afirma.

Não sente molhado e use purpurina com moderação

Carnaval está para glitter como verão está para chuva, não dá para fugir disso. No período de folia, então, o carro dos motoristas está mais propenso a ficar brilhando. Entrou num carro que tem glitter aqui e ali? Seja compreensivo e brilhe!

Para Aline, esse problema é passado. “Eu não gosto de glitter, mas neste ano a 99 vai fornecer em algumas cidades uma capa para proteger os bancos dos carros dos parceiros”, conta. Vicente Thiago Freire, também motorista parceiro 99, por outro lado, resolveu a questão por conta própria. “Eu deixo uma escova no veículo e, se sujar, eu limpo rapidinho”, explica. “Eu vim preparado para isso. A purpurina faz parte do Carnaval.”

Já quando chove é recomendável que o passageiro se seque antes de entrar no veículo, se possível, ou comunique que está molhado. Assim, o motorista pode tomar a providência necessária.

Escolha um local que facilite o embarque e desembarque

A grande quantidade de blocos faz com que as prefeituras interditem vias da cidade. Assim, os foliões podem curtir a festa com segurança. Com menos alternativas para trafegar, o trânsito fica pior, o que dificulta o acesso dos motoristas aos locais solicitados pelos passageiros.

“Quando os passageiros estão no bloquinho e eles solicitam o carro, eu peço para atravessar a rua ou ir para a esquina”, relata Aline. “Nem sempre dá para chegar onde está a multidão.”

Outro ponto de atenção é o tempo que o motorista tem de aguardar até que o passageiro entre no carro. Na 99, o tempo para o usuário do app embarcar é de até cinco minutos, mas o ideal é otimizar esse tempo, principalmente porque neste período é proibido estacionar em grande parte das ruas.

Uma dica é solicitar o veículo longe da aglomeração de pessoas, em uma localização mais fácil de embarcar. Caso isso não seja possível, fique atento ao aplicativo e dirija-se até o local combinado antes do carro chegar.

#CarnavalSemAssédio

A paquera faz parte do Carnaval, mas exige respeito. Se não houver reciprocidade e consentimento e, mesmo assim, o flerte continuar, já pode ser enquadrado como assédio sexual e, portanto, considerado crime de acordo com a Lei 10.224/2001.

Vale destacar: o bom convívio é responsabilidade de todos os envolvidos. Carnaval chama diversão que chama respeito!

________________________________________________________________________

Todos os conteúdos da campanha #CarnavalSemAssédio são apoiados oficialmente pela 99.

Compartilhe: