Conheça 5 bons motivos para adotar um animal adulto

Dar chance a um cão ou gato adulto pode ser tão prazeroso quanto adotar um filhote

Por: Redação

Quanto mais velho, menores são as chances de um animalzinho de abrigo encontrar um novo lar. Em geral, os adotantes preferem filhotes por acharem mais fácil a adaptação na nova casa, porém, é aí que muitos se enganam.

Segundo Cleber Santos, adestrador especialista em comportamento animal, inserir um cão adulto à rotina de uma família pode ser tão ou até mais fácil que no caso de filhotes. “Cães adultos são perfeitamente capazes de aprender e se adaptar à nova rotina, enquanto que os filhotes podem chorar por noites até se acostumarem”, afirma.

Além disso, ao contrário dos filhotes, boa parte dos cães e gatos adultos que estão nos abrigos são fruto de abandono, ou seja, já tiveram convivência com uma família e, portanto,  estão socializados a viver com humanos.

Se você ainda não está convencido sobre as vantagens de adotar um animal adulto, confira 5 bons motivos abaixo:

adotar cachorro adulto
Crédito: Tuaindeed /istock Muitos pets adultos nunca sequer terão a chance de uma família

São animais menos destrutivos

Muitos adotantes não têm energia para lidar com um pet ativo, então, nesse caso, um adulto ou idoso pode ser a escolha perfeita. Além disso, as preocupações em encontrar a casa destruída, comportamento típico de filhotes, são muito menores.

Personalidade formada

cachorro interagindo com um homem no abrigo
Crédito: Silvia Melo/Catraca LivreAbrigos e canis estão superlotados de animais adultos esperando uma chance

É possível conhecer melhor a personalidade de gatos e cachorros na fase adulta. No geral, costumam ser mais calmos, pois já passaram da fase de descobertas e excessos de brincadeiras. Enquanto que, em se tratando de filhotes, é difícil prever as características de seu comportamento no futuro. “Nesta fase, eles têm uma rotina e comportamento diferentes do que terão pelo resto da vida”, explica o adestrador.

Sem surpresas com o tamanho

O tamanho de cães sem ração definida varia muito, portanto, nunca dá para saber com certeza o porte que um filhote terá no futuro. Preocupação que o tutor não precisa ter quando dá chance a um cão adulto.

Facilidade de adaptação

Ainda segundo o Cleber Santos, mesmo que esses animais tenham hábitos ruins que precisam ser alterados, o fato de eles serem mais calmos pode facilitar a aprendizagem das regras e se adaptarem a quaisquer mudanças. “Filhotes são hiperativos, enquanto os adultos têm mais foco e podem prestar mais atenção, o que facilita o aprendizado”, afirma.

São animais gratos

Em geral, cães mais velhos são mais atenciosos do que filhotes e mais preocupados em agradar seus humanos. Também costumam ser mais gratos ao amor e atenção oferecidos pela nova família. É como se, de alguma forma, eles soubessem que o tutor deu a eles uma chance que poucos dariam.

homem com gato no ombro
Crédito: 1001slide/istockQue tal abrir o coração e dar chance a um deles? <3

Este conteúdo é apoiado pelo Carrefour, que – em parceria com a AMPARA Animal  e outras ONGs – está organizando uma série de ações em prol dos animais em todo o país. São mutirões de castração, eventos de adoções em suas lojas, além de treinamento, capacitação e sensibilização dos funcionários e prestadores de serviço da companhia.

Compartilhe: