5 dicas para conquistar o engajamento do público na internet

15/09/2015 14:31

Quando se fala em mídias sociais para negócios, o que mais se deseja é conquistar o engajamento do público. Engajamento e apaixonamento estão diretamente ligados.

Se você tem uma comunidade engajada, você tem uma comunidade apaixonada pela sua marca, que se conecta com o que você publica nas redes e espontaneamente divulga os conteúdos – e a sua marca – para você.

Dicas importantes para conquistar o engajamento do seu público
Dicas importantes para conquistar o engajamento do seu público

Os especialistas em Mídias Sociais e Digital da Tyngu dão dicas de como manter seus seguidores e fãs interessados no que você posta na web. Confira:

#1 Seja transparente

Seja sincero e transparente sobre problemas. O caminhão da empresa quebrou e o produto está demorando para chegar aos clientes? Peça desculpas e diga que já está sendo resolvido. Faltou uma matéria-prima e a produção foi prejudicada? Lamente o fato, mas mostre que ter a melhor matéria-prima é fundamental para a qualidade do que você vende e que uma alternativa já está sendo providenciada. Caso não tenha alternativa, conte o motivo. Tire dúvidas dos seus seguidores e responda com clareza. Aliás, responda a todos, mesmo que seja apenas com um obrigado.

#2 Participe de grupos

Quando você participa de grupos de discussão nas mídias sociais que têm relação com sua área de atuação, tem a oportunidade de trocar informações, ouvir opiniões, ampliar seus contatos e saber das novidades que podem mudar os rumos do seu empreendimento. Além disso, se você faz comentários inteligentes e que acrescentam dados interessantes ao que está sendo discutido, pode se tornar uma referência no assunto, atraindo a atenção de futuros parceiros para seu negócio e de formadores de opinião.

#3 Interaja sempre

Poste com frequência e seja rápido nas respostas aos comentários que seus fãs e seguidores fizerem nos posts. Além disso, faça perguntas a seu público e peça opinião.

Exemplo de interação com o seu público
Exemplo de interação com o seu público

Aproveite para prestar atenção ao que elas dizem, como se fosse uma pesquisa sem custo nenhum. Você precisa dar nome a um novo produto? Peça sugestões! Pergunte a eles e use as respostas, depois, em novas postagens com os depoimentos que mostrem como seu produto é bem aceito. Manter o relacionamento aquecido é regra que vale ouro.

#4 Ofereça 15 minutos de fama

Muita gente quer ficar famosa, mesmo que seja no Facebook, Instagram ou YouTube. Explore isso! Crie concursos premiando quem enviar a melhor foto ou vídeo com o seu produto. Você vende artesanato? Diga aos clientes que postem na sua página fotos das peças que você vendeu decorando a casa deles. Descobriu que entre os seus seguidores há alguém com um talento especial? Compartilhe, faça propaganda dessa habilidade, sempre relacionando com o que você vende. Por exemplo, se você tem uma loja de instrumentos musicais, divulgue o show de um cliente que fez um jingle sobre a sua marca. Busque as oportunidades, elas estão aí.

#5 Encontre as pessoas

Uma comunidade engajada conversa sobre os mesmos assuntos e costuma gostar das mesmas coisas. E é seu papel fazer com que todos os seus seguidores se sintam parte de uma família com os mesmos objetivos.

Uma dica é usar expressões como “nós” nas postagens para criar esse senso de comunidade. E se for possível, promova encontros ou eventos do interesse de todos. Mesmo que só uma pequena parcela compareça a uma degustação das suas geleias, terá valido o contato. E ainda haverá fotos suficientes para compartilhar nas mídias sociais depois. 

Exemplo de campanhas que fizeram sucesso
Exemplo de campanhas que fizeram sucesso

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