Loja do interior de MG cria estratégia de interação com clientes nas Redes Sociais

Por: Catraca Livre

Quando você entra na loja de camisetas e acessórios Me Gusta Store, em Guaxupé, interior de Minas Gerais, vê na parede um painel eletrônico repleto de fotos de clientes usando as peças que compraram ali. Essa novidade funciona da seguinte maneira:

“Os clientes tiram a foto usando o produto e postam no nosso Instagram com a hashtag #vistomegusta. A foto é direcionada ao nosso site e álbum no Facebook, passando a ser exibida automaticamente no painel. Já recebemos mais de 600 fotos”, explica Leandro Augusto de Andrade, 29 anos, que é dono do negócio com a noiva, Daiana Cristina da Silva, 24 anos.

A interação proposta pela loja “Me Gusta Store” fez aumentar o número de vendas

Para engajar ainda mais os clientes “megusteiros”, como são chamados os fãs da marca, o casal realiza sorteios entre os que enviam fotos para exposição no painel. “Com essa interação, além de vendas, ganhamos amigos e clientes fiéis, o que contribui para o crescimento diário da marca”, diz Leandro.

Hoje, cinco anos após o início do negócio, o foco da loja está na venda de camisetas estampadas e outros artigos do universo pop. A divulgação nas mídias sociais é intensa, afirma Leandro: “Nosso público está na internet e é lá que também queremos estar. Para ter uma ideia, nossa cidade tem 60 mil habitantes e a Me Gusta Store tem mais de  4 mil seguidores no Instagram e quase 3 mil fãs na página oficial no Facebook, além de perfis no Twitter e YouTube”.

A loja possui 4 mil seguidores no Instagram e quase 3 mil fãs na página do Facebook

Leandro conta que no início da empreitada a Me Gusta só existia no Orkut e no Facebook, que serviam para divulgar fotos dos produtos: “Trouxemos para nossa cidade itens descolados e bacanudos, e o público gostou, mas as vendas não fluíam. Uma pessoa gostava da camiseta e entrava em contato. A gente levava os produtos em uma mala para o cliente provar. Percebemos que muitos nem chegavam ao ponto de nos chamar porque achavam que a empresa era de outra cidade, ou desconfiavam dessa coisa de loja virtual”.

Segundo ele, foram dias quebrando a cabeça para descobrir como humanizar a marca. Até que um amigo postou uma foto usando uma das camisetas: “Aí tivemos a ideia de montar um álbum com fotos dos clientes. Sugerimos que eles postassem e nos marcassem, assim estariam nos autorizando a postar em nosso perfil. Foi um sucesso! O álbum de megusteiros foi aumentando e as vendas também”.

Estratégia de interação nas redes sociais aumentam a visibilidade da loja

Em 2014, o casal inaugurou uma pequena loja perto da universidade e o envio de fotos aumentou. Para atrair mais clientes, a dupla criou o Instagram para reforçar a divulgação. A estratégia deu certo e, em menos de um ano, a Me Gusta Store ganhou uma loja três vezes maior, e o painel digital.

“Vamos continuar investindo nas mídias sociais porque 80% dos clientes que vêm à loja, dizem que conheceram a marca na internet. E não postamos apenas fotos dos nossos produtos; publicamos memes, compartilhamos notícias sobre música, clipes, e interagimos com outras marcas. Surge uma nova mídia social, a gente analisa, e implanta. Acredito que cursos podem ajudar o empreendedor a melhorar sua atuação digital. Eu, por exemplo, gostaria de aprender mais sobre linguagem e palavras-chave adequadas a cada rede social, e também queria entender os horários favoráveis para postar”, conclui Leandro.

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