5 dicas para cuidar da reputação profissional nas redes sociais
Tanto para quem está procurando uma colocação profissional quanto para quem já está trabalhando numa empresa é muito importante utilizar o perfil nas redes sociais para fazer o marketing pessoal, sem ter que criar um perfil exclusivamente profissional.
Para quem está procurando emprego, vale dizer que muitos recrutadores analisam o perfil dos candidatos nas redes sociais, antes de chamá-lo para uma entrevista. Isto porque, na rede social você mostra um pouco da sua personalidade, do que você gosta, como você se expressa, o que você faz e com quem você se relaciona.
Quem está trabalhando e adicionou em sua rede social o chefe, o cliente e os colegas de trabalho precisa saber dividir o que é público do que é privado. A partir do momento que você posta um conteúdo aberto para todos, ele se torna público e pode ser interpretado de diversas formas, nem sempre positivas.
- Black Friday do celular tem iPhone 15 e muitos outros modelos com até 46% OFF
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Conheça a plataforma melhorescassino.com.br, site que é voltado para buscas de cassinos com depósito de baixo valor
Vale comentar ainda que mais de uma vez aconteceu, não só no Brasil, de funcionários terem sido demitidos por conta de suas postagens em suas redes sociais. Confira abaixo alguns exemplos:
- Um estagiário de uma construtora foi demitido após fazer comentários machistas
- Os comentários racistas feitos por esse americano fizeram com que ele fosse demitido
- Jovem foi demitido após mostrar mofo da máquina da empresa de fast food onde ele trabalhava
Não é que você vai deixar de ser a pessoa que você é. Porém é ideal ter alguns cuidados para não comprometer sua imagem e ficar atento para usar o conteúdo de sua rede social a favor de você. Confira essas dicas:
1) Conteúdo
Deixe público somente informações pessoais, tais como locais onde você estudou, trabalhou, mas não é preciso colocar seu telefone, endereço, muitas vezes nem mesmo sua idade.
É ideal que você fique atento às suas postagens e não exponha tanto sua vida pessoal. Procure não discutir assuntos polêmicos, falar de política, religião e sexualidade. Além disso, nunca discuta a relação pelo Facebook. Algumas pessoas usam a rede para cobrar dinheiro, reclamar da relação, falar mal do colega, tratar problemas familiares e por aí vai. Discuta essas questões de forma privada, de preferência pessoalmente e não pela rede social.
Você já deve ter ouvido falar de casos em que a pessoa falta ao trabalho dizendo que está doente e depois é marcado em fotos ou publica comentários de que está viajando ou curtindo festas e passeios. Seja sempre sincero, pois como diz o ditado: “mentira tem perna curta”.
Aí você se pergunta: Com tudo isso, o que devo publicar então na minha rede social? Poste conteúdos relacionados à sua profissão: novidades, pesquisas. Fique atento também na hora de compartilhar conteúdos. Muita gente só lê o título e compartilha a matéria, sem saber se o que está lá dentro condiz com o que você acredita.
2) Fotos
Evite postar fotos de biquíni ou sunga, bêbado na festinha. Fotos íntimas então, nem pensar. Dependendo da foto não é ideal que ela seja pública. Faça sempre a curadoria de suas fotos antes de postá-la e lembre-se que uma imagem muitas vezes vale mais que mil palavras. Não é que você vai deixar de publicar suas fotos na sua rede social. Antes de publicá-las cheque a privacidade delas.
3) Linguagem
É sabido que a linguagem na internet é mais solta e admite algumas abreviações, mas isso não significa que cometer erros crassos de português esteja permitido. Atenção à linguagem. Procure sempre escrever corretamente. Bateu aquela dúvida sobre como escrever “exceção” consulte o Google, mas não cometa erros que podem acabar com a imagem de um profissional.
4) Amigos
Estar conectado a professores, ex-colegas de trabalho e ex-chefes é uma maneira de mostrar que você tem uma postura profissional e boas relações com pessoas da sua área. Uma dica é separar seus amigos em grupos e configurar a privacidade de modo que cada grupo de amigos só veja o que você determinar.
5) Jogos, grupos e aplicativos
Atenção aos grupos a que você pertence. Um exemplo: você coloca no currículo que é uma pessoa comprometida, esforçada e faz parte de grupos como “Odeio segunda-feira”, “detesto acordar cedo”, “vagabundos anônimos sustentados pelos pais”, ou seja, o que você diz não condiz com o grupo a que você pertence.
A mesma dica é válida para jogos e aplicativos. Use o tempo livre para fazer cursos on-line e se aprimorar. Não é quer você vai ser uma pessoa sem lazer. Claro que não, mas fique de olho que agora sua página precisa estar relacionada a conteúdos que tragam uma imagem positiva para você.