10 filmes para quem está começando uma carreira profissional

O início de uma carreira profissional é marcado por aprendizados e grandes experiências. Para quem está começando  e ainda não sabe muito bem como lidar com o mundo corporativo, alguns filmes, além de entreter também trazem aprendizados que podem ajudar na busca pelo diferencial no mercado de trabalho.

Trabalho em equipe, resiliência, inteligência emocional, autoconfiança, liderança, persistência e inovação são alguns dos temas recorrentes nos longas-metragens que vão te inspirar ou fazer você pensar sobre o ambiente de trabalho e ter uma bem-sucedida trajetória profissional.

Confira a lista com 10 filmes que todo estagiário e trainee precisam assistir:

1) Raça (Race/2016)

A cinebiografia conta a trajetória da lenda olímpica Jesse Owens (Stephan James), o atleta negro americano que enfrentou a segregação racial dos EUA e o nazismo alemão. Em pleno regime nazista ele superou os corredores arianos e conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.

O que aprender: O filme é uma inspiradora história de determinação e coragem. Ele mostra que apesar de talento é necessário treinamento, dedicação e foco para se destacar. Ao mostrar todo seu potencial, nem mesmo um sistema pré-estabelecido é capaz de impedir seu desenvolvimento.

2) Um senhor estagiário (The Intern/2015)

Um site de moda, que em poucos meses já conta com centenas de empregados, desenvolve um projeto de contratação de idosos para serem estagiários, com o intuito de dar-lhes uma oportunidade para voltarem à ativa. Ben Whittaker (Robert De Niro) é um viúvo de 70 anos que tem uma vida monótona e torna-se estagiário “sênior” da dona da empresa Jules Ostin (Anne Hathaway). A bem-sucedida criadora do site tem uma vida muito atarefada por conta de seu cargo e acaba deixando de dar atenção à sua família e seus funcionários. Apesar do conflito de gerações Ben vai conquistando aos poucos cada um e se aproximando cada vez mais de Jules.

O que aprender: A principal lição deste filme é que sempre há o que aprender com o outro, independente de sua idade, raça, credo e condição social. Além disso, que é importante saber lidar com o sucesso profissional sem negligenciar a vida pessoal e os relacionamentos.

3) O jogo da imitação (The imitation game/2014)

Em plena Segunda Guerra Mundial o governo britânico designa uma equipe liderada pelo matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch) para decifrar um código indecifrável dos nazistas e evitar milhões de mortes. Alan propõe a criação de uma máquina para decodificar as mensagens de forma instantânea, criando assim, o primeiro computador do mundo.

O que aprender: O longa-metragem baseado em fatos reais mostra que é preciso ter resiliência, foco e acreditar na relevância do seu trabalho. Também destaca que é importante ser determinado, curioso e buscar sempre soluções mesmo diante de um cenário desfavorável.

4) Os estagiários (The internship/2013)

Quem está passando por algum processo seletivo vai se identificar muito com este filme. Na comédia, dois vendedores de relógios, Nick (Owen Wilson) e Billy (Vince Vaughn) ficam desempregados quando seu chefe decide fechar a empresa que considera um negócio ultrapassado. Mesmo sem a garantia de que serão contratados e com escasso conhecimento no ambiente digital, eles partem para sede do Google e participam do processo seletivo de estágio. Lá, precisam lidar com as diferenças de idade entre eles e os outros candidatos.

O que aprender: A como lidar com as diferenças e a valorizar o conhecimento de cada um, que num trabalho em equipe, pode fazer toda diferença e trazer melhores resultados.

5) O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada /2006)

A jornalista recém-formada Andrea Sachs (Anne Hathaway) é ingênua e inexperiente. Ela consegue um emprego numa importante revista de moda de Nova York, para ser assistente da impiedosa editora Miranda Priestly (Meryl Streep). Aos poucos ela percebe que conciliar a vida pessoal e profissional não será uma tarefa fácil. E também que será necessário muito jogo de cintura para lidar com sua cruel chefe que faz exigências absurdas como conseguir o manuscrito não publicado de Harry Potter.

O que aprender: A maior lição deste filme  está em como lidar com seu chefe, mesmo que ele tenha um perfil impiedoso. Apesar do perfil cruel de sua chefe, a assistente demonstra sempre profissionalismo, trabalhando com dedicação para superar as dificuldades do dia a dia.

6) Obrigado por fumar (Thank you for smoking /2005)

Nesta comédia Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta-voz das grandes empresas de cigarros que defende os direitos dos fumantes dos EUA. A fama de Nick chama a atenção dos grandes chefes da indústria do tabaco e da repórter Heather Holloway (Katie Holmes), que passa a investigá-lo.

O que aprender: A comédia que faz uma sátira a indústria do tabaco apresenta mais de um aprendizado sobre o ambiente corporativo. Primeiro, de que é fundamental estar de acordo com os princípios e a cultura da empresa onde você deseja trabalhar. Segundo, mostra o quão importante é manter informações confidenciais de uma empresa em sigilo. Por fim, para ter sucesso profissional um dos principais fatores é saber se comunicar. Sendo, fundamental você saber expressar suas ideias de forma clara, embasada e saber argumentar, mesmo se tratando de um assunto polêmico.  Como é dito no filme: “Se você argumentar bem, nunca você estará errado”.

7) Invencível (Unbroken/2014)

Apesar da história impressionante o filme é baseado em fatos reais contados no livro de Laura Hillenbrand, “Unbroken: A world War II Story of Survival, Resilience, and Redemption”. O filme dirigido por Angelina Jolie, conta a história de Louis Zamperini (Jack O’Connell) que participou das provas de atletismo nas Olimpíadas de 1936. Em 1941 ele foi para Segunda Guerra Mundial após se alistar na Força Aérea Americana. Em 1943 o avião em que ele estava sofreu um ataque dos japoneses e após passar 50 dias à deriva ele é capturado e torturado pelas tropas inimigas japonesas.

O que aprender: Louis Zamperini, que faleceu aos 97 anos, sempre acreditou em si mesmo e permaneceu firme em seu propósito, influenciando pessoas mesmo diante de um cenário desfavorável. O filme ensina que além da resiliência é importante acreditar no seu potencial, nos seus sonhos e ter claro seus objetivos para inspirar pessoas ao seu redor e exercer liderança.

8) Contra o sol (Against the sun/2014)

O filme baseado em fatos reais conta a história de três pilotos da Marinha dos EUA (Tom Felton, Jake Abel e Garret Dillahunt) que após a queda do avião durante a Segunda Guerra Mundial ficam à deriva no Oceano Pacífico em 1942 e enfrentam tubarões, tempestade, a fome, a sede a convivência dentro de um bote salva-vidas.

O que aprender: O filme que trata das adversidades vividas pelos aviadores em busca da sobrevivência traz vários ensinamentos que podem ser usados no ambiente corporativo. Primeiramente que ter resiliência é uma característica fundamental para qualquer profissional. Além disso, ter controle emocional é muito importante no ambiente corporativo, principalmente em situações adversas. E mais, valorizar o conhecimento e potencial de cada um é necessário para desenvolver um bom trabalho em equipe. Por fim, que é importante estar sempre atento às oportunidades para encontrar soluções inovadoras e resolver os desafios que se apresentam numa empresa. 

9) A Rede Social (The Social Network/2010)

Em 2003, Mark Zuckerberg, um estudante de Harvard cria um site para avaliar o nível de beleza das estudantes da universidade. O que inicialmente era apenas uma rede social da universidade, seis anos depois torna-se uma rede social mundial: o Facebook. Aos 23 anos ele era o mais jovem bilionário do mundo e teve de enfrentar alguns problemas legais da empresa.

O que aprender: Sempre valorize suas ideias e leve-as adiante. O que inicialmente pode parecer uma ideia boba pode se tornar num grande negócio e revolucionar o mercado.

10) Uma manhã gloriosa (Morning Glory/2010)

Depois de demitida,  a produtora de TV Becky Fuller (Rachel McAdams) aceita o emprego em um nova emissora e o desafio de assumir um noticiário matinal que ocupa o último lugar na audiência nacional. Para turbinar o programa ela convida o premiado âncora Mike Pomeroy (Harrison Ford) para atuar ao lado da ex-miss Arizona (Diane Keaton). Becky vive sob pressão com a frequente cobrança pelo índice de audiência, sob a ameaça de tirar o programa do ar e ainda tem que lidar com o conflito constante entre os apresentadores.

O que aprender: A comédia transmite lições de empreendedorismo, criatividade e liderança. Ele mostra que diante de um cenário de crise e sob pressão é preciso que cada um doe o máximo de si, revendo alguns conceitos e encontrando novas soluções, que muitas vezes vêm de onde menos se espera. Sendo muitas vezes necessário conciliar o perfil e o potencial de cada um para realizar um trabalho em equipe em prol de um bem comum: superar os desafios diários da empresa e obter melhores resultados.