8 dicas para conseguir emprego na área de Mídias Sociais
Aproveite e ganhe 10% de desconto no curso "Gerente de Mídias Sociais" na ComSchool
Você deve conhecer alguém que trabalha ou que gostaria de trabalhar como Analista de Redes Sociais, certo?
Também já deve ter visto por aí muitas vagas e oportunidades de trabalho nessa área. As empresas e agências estão o tempo todo em busca de profissionais com um diferencial e fica claro que falta mão de obra qualificada no mercado.
O trabalho de um analista de mídias sociais vai muito além do conhecimento dos canais de mídia, da criação de conteúdo, das postagens diárias e do acompanhamento das campanhas e desempenhos.
- Psicoterapia infantil: quando e como buscar ajuda para as crianças?
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- 7 cursos gratuitos online do Google para entender IA
- Melhores sites de apostas para iniciantes: confira a lista completa
Pensando nisso, decidimos selecionar 8 atitudes que transformam um simples gerente de mídias sociais em um analista sênior. Confira:
- Criatividade
Tanto na criação de conteúdo quanto na interação com os usuários, é essencial que o Analista de Redes Sociais tenha uma criatividade afiada. Buscar formas originais de transmitir mensagens, reinventar e adaptar constantemente a forma de comunicação, pensar em estratégias fora da caixa geram resultados inesperados. Usando sempre do bom senso para saber o momento de ousar!
- Paixão por relacionamento
É preciso que o Analista de Redes Sociais tenha uma presença digital ativa, que participe das discussões, responda aos comentários, interaja o tempo todo! Acompanhar as conversas que giram em torno da marca e estruturar cuidadosamente as respostas são estratégias muito importantes.
- Ser comunicativo e cordial
É essencial que esse profissional esteja sempre preocupado com os conteúdos criados e tenha muito zelo no instante de compartilhar cada publicação. Além disso, muitas vezes, o analista acaba se tornando responsável por administrar um SAC 2.0. Por isso precisará conversar, interagir e auxiliar usuários a resolverem problemas. A empatia e a cordialidade ajudam a evitar e conflitos.
- Além do domínio da gramática e ortografia
Muito mais do que dominar a língua portuguesa, o profissional de redes sociais precisa saber escrever bem, contar uma história de forma criativa, estruturar uma narrativa envolvente e concluir pensamentos. É necessário saber se expressar mesclando elementos de comunicação escrita e visual.
- Organização é tudo!
É preciso que o analista seja muito organizado e disciplinado não apenas para criar conteúdo, mas também para executar as ações previstas no planejamento de mídias sociais. Criar pautas de conteúdo para as diferentes redes sociais, agendar publicações, controlar o fluxo de respostas aos usuários, monitorar o que é dito sobre a marca e gerar relatórios são atividades que exigem disciplina e organização. O profissional deve registrar e acompanhar esses processos diariamente para a perfeita execução do trabalho.
- Rapidez e atualização constante
O trabalho com mídias sociais é rápido de desafiador, devido à imensa quantidade de informações disponibilizadas 24 horas por dia na internet. Estar antenado a tudo o que ocorre na sua cidade e no mundo é um diferencial. Notícias e fatos podem se tornar tema de um post ou de uma ação digital.
- Proatividade e senso crítico
O analista de redes sociais deve saber analisar as conversas, gerenciar as informações e interpretar corretamente as reações para transformá-las em ações reativas ou proativas. É interessante ter uma visão mais ‘humana’, para desenvolver o sentimento de confiança, engajamento e consumo consciente no público-alvo.
- Um pezinho na arte
É bem interessante que o profissional tenha também conhecimentos em algumas ferramentas de edição de imagem, como: Photoshop ou Illustrator, para que ele não apenas planeje as peças das postagens, mas também execute se for preciso!
A formação de um profissional desse nível não acontece de uma hora para outra. Se você possui algumas dessas habilidades ou quer desenvolve-las e aperfeiçoa-las e também agregar todo o conhecimento necessário para se tornar um analista de mídias, é essencial estudar e se especializar. A ComSchool oferece o curso de Gerente de Mídias Sociais com 10% de desconto para todos os leitores do Catraca Livre. Nele, você aprende a usar ferramentas de SAC 2.0, métricas e monitoramento, planejamento, Social Media Otimization, Facebook Marketing, Gestão de conteúdo, entre outros.