Como transformar uma crítica em um negócio de R$ 75 milhões

Como uma reclamação ajudou dupla a criar um negócio de sucesso no interior de São Paulo

Jhonathan Ferreira e Adriano Massi tentavam finalizar as obras de uma padaria no interior de São Paulo, em 2013, quando perceberam que o dinheiro não seria o suficiente para a conclusão.

Preocupada, a dupla voltou suas atenções para um novo tipo de negócio: vender comida típica brasileira em boxes inspirados nas caixinhas usadas para a entrega de comida chinesa.

Nascia ali o Brasileirinho Delivery, bom no papel, mas que, na prática, recebeu duras críticas dos clientes.“A ideia era simples. Vender comida brasileira em caixinhas. Nosso grande erro foi o formato de propaganda que utilizamos. As fotos mostravam a comida de maneira bem disposta em um prato tradicional, mas aquilo ali era entregue em um box, que acabava misturando todos os ingredientes”, lembra Adriano.

Dupla de empreendedores de São José do Rio Preto ampliou negócio para franquias em todo o país
Créditos: André Polvani
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Transformando problema em solução (e lucro)

A diferença das fotos para o produto entregue irritou profundamente um dos clientes da empresa. Nascia ali a oportunidade para transformar o problema em um negócio que faturou R$ 75 milhões em 2017 e que prevê um faturamento de R$85 milhões em 2018.

Embora não tenha aceitado as críticas de imediato, Jhonathan viu ali a oportunidade para mudar a cara da empresa.“Lembro como se fosse hoje. O cliente ligou mal educado, explicando que não adiantava ter ingredientes frescos se a comida chegava toda misturada, sem a possibilidade de distinguir os sabores de forma individual. Parecia um grande mexidão”. 

Com o box em mãos poucas horas após a discussão, o empresário decidiu mudar. Solicitou a presença imediata do fornecedor de embalagens e pediu adaptações significativas na caixinha. “Se o problema era a comida chegar toda misturada, para mim ficou claro que deveríamos criar divisórias dentro da própria caixinha, para que cada um dos ingredientes chegasse ao cliente de forma separada e agradável”, analisa Ferreira.

Passo para o sucesso 

A mudança simples gerou resultados significativos em poucos dias. O faturamento da unidade localizada em São José do Rio Preto passou a faturar 50% a mais com a venda dos boxes e a venda de franquias, que ainda engatinhava, decolou. A dupla já alcançou mais de 120 unidades em operação. Outras 108 estão em fase de implementação. 

“Talvez o grande problema de muitos empresários seja este: não acreditar que uma decisão tão simples pudesse impactar em milhões em um negócio. Tentei ser objetivo e entender que aquela crítica pesada talvez não fosse única e sim algo generalizado”, finaliza o empresário.