20 expressões para você ficar craque no inglês corporativo

O uso de palavras em inglês é muito comum nas empresas brasileiras, mas pode confundir muita gente inexperiente.

27/08/2018 11:29 / Atualizado em 05/05/2020 11:45

Depois de terminar aquele call, seu chefe te manda um e-mail dizendo que o deadline é amanhã e que ele precisa do report ASAP para startar o job. E claro que tudo precisa estar dentro do budget inicial apresentado no último meeting.

Se você trabalha no mercado corporativo, principalmente nas agências de publicidade ou em meios de comunicação, certamente já teve contato com várias das palavras citadas acima, certo? E se bobear, uma vez ou outra, teve que recorrer ao Google Tradutor para desvendar o seu significado.

Fato é que  muitas empresas brasileiras acabam fazendo um uso exagerado dessas expressões em inglês e tornando a comunicação em algo bem caricato. De olho nessas situações, o brasileiro Rafael Hessel criou um tumblr para ironizar o uso excessivo de algumas expressões mais comuns do mundo corporativo. Clique na galeria e confira:

(Se quer um conselho, salve esta matéria nos favoritos! Você pode precisar um dia)

View post on imgur.com

Separamos algumas expressões para você encorpar sua lista de jargões corporativos:

1) ASAP: A expressão As soon as possible, quer dizer urgente.

2) Attachment: significa anexo

3) Branding: trabalho de construção e fortalecimento de marcas no mercado

4) Briefing: é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento

5) Budget: dinheiro

6) Call: reunião por telefone

7) Deadline: quer dizer prazo

8) Default: Padrão

9) Downsizing: redução dos níveis hierárquicos de uma organização

10) Feedback: retorno

11) FIY: a expressão “For Your Information” significa “Para sua Informação”.

12) Follow up: significa acompanhar. Quando alguém realiza um follow up, significa que está fazendo uma avaliação de algo já foi feito, para obter uma resposta

13) Gap:  significa lacuna ou falta

14) Kick-off: pontapé inicial

15) Meeting: reunião presencial

16) Networking: rede de contatos

17) Report: relatório

18) Startar: iniciar

19) Target: alvo, objetivo

20) To do: lista de afazeres

  • Está procurando um novo emprego? Confira dicas para fazer seu currículo aqui e aqui e como ter sucesso na entrevista de emprego neste link.