11 perguntas de entrevista de emprego que todo gestor fará a você

Provavelmente, você já ouviu ou ainda vai ouvir uma destas perguntas de entrevista de emprego. Saiba quais são

Existe fórmula para garantir um bom resultado numa entrevista de emprego?
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Existe fórmula para garantir um bom resultado numa entrevista de emprego?

Sabe aquela tão sonhada oportunidade profissional que você não quer perder por nada ? Para garanti-la, é bom estar preparado. Mais do que respostas ensaiadas, o segredo para se dar bem é passar segurança, firmeza e tranquilidade.

Veja abaixo as 11 perguntas de entrevistas de emprego mais comuns feitas pelos recrutadores e quais são as respostas mais adequadas.

1Fale-me sobre você

Não existe regra para essa resposta. Cada entrevistador espera ouvir uma coisa. A dica é ser sucinto, controlar a ansiedade e se focar no âmbito profissional. Falar sobre projetos anteriores e expectativas com relação à carreira pode ser uma boa.

2- Conte-me um pouco sobre seu histórico profissional

O recrutador quer saber mais sobre as sua experiência relatada no currículo. Seja breve e objetivo e foque na sua experiência mais parecida com o cargo desejado.

3- Por que você saiu do seu último emprego?

Jamais fale mal da sua antiga empresa ou dos seus ex-chefes, nem se faça de vítima. Se o motivo da saída foi demissão, não omita isso. Dizer a verdade é sempre a melhor opção.

4- Quais eram suas principais ocupações?

Relate resumidamente as tarefas que envolviam o seu dia a dia e suas estratégias para enfrentar os desafios.

Candidato precisa passar segurança em uma entrevista de emprego
Candidato precisa passar segurança em uma entrevista de emprego

5- Quais são seus principais pontos positivos e negativos (fortes e fracos)?

Diga o que realmente for relevante para a posição que você disputa: se é a comunicação, o relacionamento, o trabalho em equipe. Quanto aos defeitos, assuma-os enfatizando as ações que está tomando para melhorá-los.

6- Como você se sente trabalhando sob pressão e com prazos limitados?

O ideal é dar exemplos vivenciados por você que demonstrem sua capacidade de trabalhar sob pressão. Isso dará segurança ao recrutador de que você está apto a encarar o cargo em questão.

7- Quais são seus planos para os próximos anos?

Deixe claro quais são seus anseios na vida profissional, seja sincero e demonstre firmeza sobre suas metas de curto e médio prazo.

8- Quais experiências profissionais mais te deram satisfação?

Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas a seus objetivos profissionais.

9- O que fez você querer trabalhar aqui?

Para responder esta questão vale a pena estudar bem. A maioria contratantes aproveitam esse momento para conseguir identificar quem tem uma paixão pela missão e os objetivos da empresa. Tudo o que você precisa dizer é a verdade, sem exageros. Conte o que mais te atrai na companhia e como você se vê encaixado na cultura da empresa.

10- Qual sua pretensão salarial?

Se você não tem ideia de quanto a empresa está disposta a pagar, melhor evitar responder a essa pergunta. Se o entrevistador insistir, diga qual o valor do seu último salário.

11- Por que deveríamos contratá-lo?

Destaque em que medida suas capacidades correspondem às necessidades da organização. Não seja arrogante, dando a impressão de que você se acha superior aos demais candidatos. Exponha como você pode colaborar para o desenvolvimento da organização.

  • Está procurando um novo emprego? Confira dicas para fazer seu currículo aqui e aqui e como ter sucesso na entrevista de emprego neste link.