Fome de negócio: conheça 5 franquias econômicas de alimentação
As opções incluem produtos como chocolate, bolo, batata, sorvete, nozes e castanhas, com investimentos entre R$ 80 mil e R$ 200 mil
“Comer, comer é o melhor para poder crescer”, diz a letra de uma música dos anos 1980. Por sinal, crescer também o lucro dos franqueados, no caso. Afinal, franquias de alimentação têm uma vantagem em relação a outros setores: as pessoas sempre vão precisar de comida.
Do lado de quem investe, muitas vezes o capital inicial requerido para entrar no segmento é do tamanho de um banquete de luxo. Contudo, nem sempre.
Entre batatas e bolos
Assim, apresentamos a seguir uma lista de franquias de alimentação econômicas. Tem de chocolate, bolo, batata, sorvete, nozes e castanhas.
- Entenda por que o açaí pode ajudar no tratamento de esquizofrenia
- Como controlar o açúcar no sangue com chás naturais
- Quase 19% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes
- Estudos fazem alerta contra utensílios de cozinha feitos de plástico preto
Elas são indicadas, então, para quem tem apetite por uma nova opção de renda, mas não dispõe de recursos tão fartos para aplicar.
- CHOCOLATES BRASIL CACAU
Parte do Grupo CRM, que inclui a marca Kopenhagen, tem mais de 350 lojas no país. Produtos: chocolates, cafés, fondue e presentes.
Investimento: R$ 140 mil
Faturamento médio: R$ 50 mil
Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
- FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA
A rede comercializa bolos caseiros, bolos de festa, bolos de pote, cupcakes, salgados e bebidas. Tem 230 unidades no país e sede no Rio de Janeiro.
Investimento: R$ 80 mil
Faturamento médio: de R$ 35 mil a R$ 50 mil
Taxa de propaganda: R$ 500
Retorno do investimento: 24 meses
- HAKUNA BATATA
Rede em expansão em Minas Gerais. Além das batatas recheadas, vende hambúrgueres, pratos executivos e porções.
Investimento: R$ 200 mil
Faturamento médio: R$ 100 mil
Retorno de investimento: de 12 a 24 meses
Nozes e sorvetes
- NHÔ SORVETES
Rede de São José do Rio Preto (SP) presente em vários Estados brasileiros.
Seu cardápio inclui casquinhas, taças, sundaes, milk shakes, petit gateau, fondues e bolos.
Investimento: R$ 170 mil
Faturamento médio: de R$ 50 mil a R$ 55 mil
Retorno do investimento: de 20 a 28 meses
- NUTTY BAVARIAN
A rede conquistou por 13 anos seguidos o selo de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Seus carrinhos e bancas comercializam nozes, castanhas, amêndoas e amendoins açucarados, geralmente em shoppings. Tem mais de 130 unidades no país.
Investimento: R$ 99 mil
Faturamento médio: R$ 32 mil
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto do franqueado
Royalties: 4% sobre o faturamento bruto do franqueado
Retorno do investimento: de 12 a 20 meses
Leia também: Empreendedora fatura R$ 4 mi vendendo chocolates por WhatsApp