Plataforma digital aposta na fidelidade de fãs para remunerar músicos
Parte da assinatura do usuário é revertida para seu artista favorito
Do Vinil para o CD. Do mp3 para o streaming – essa curta analogia revela como o ouvir música mudou no decorrer do tempo.
Já é possível afirmar que o mundo digital começou a reverter a lógica do mercado fonográfico. Agora os artistas não precisam das grandes gravadoras para divulgar o seu trabalho e agregar fãs. O desafio é conseguir monetizar o trabalho na internet.
A plataforma digital Pleimo, criado pelo economista e músico Dauton Janota, quer usar a relação entre fã e artista para criar um novo modelo de monetização para artistas.
- Conheça 6 aplicativos para ouvir música cristã
- Stefano Moliner e Bocato se unem para celebrar o Jazz Fusion em apresentação do projeto Música e Diálogo no Palco
- Aplicativo para ouvir música sem internet
- 3 aplicativos para ouvir música de graça e sem internet
No site, o usuário paga uma assinatura mensal que varia de R$ 7,90 a R$ 11,90 e tem acesso ao conteúdo disponibilizado pelos artistas.
O fã ainda pode escolher um artista favorito e parte de sua assinatura é revertida diretamente para o músico.
Artistas
Já os artistas pagam uma mensalidade de R$ 29,90 e além de divulgar suas músicas, pode criar produtos com sua marca, anunciar shows e vender ingressos via Pleimo.
Vale lembrar que o artista continua detentor de 100% dos direitos sobre obra e tem ferramentas de gestão financeira e estatística.