Plataforma digital aposta na fidelidade de fãs para remunerar músicos

Parte da assinatura do usuário é revertida para seu artista favorito

06/02/2014 13:16 / Atualizado em 07/02/2014 15:51

Pleimo foi criada no Brasil
Pleimo foi criada no Brasil

Do Vinil para o CD. Do mp3 para o streaming – essa curta analogia revela como o ouvir música mudou no decorrer do tempo.

Já é possível afirmar que o mundo digital começou a reverter a lógica do mercado fonográfico. Agora os artistas não precisam das grandes gravadoras para divulgar o seu trabalho e agregar fãs. O desafio é conseguir monetizar o trabalho na internet.

A plataforma digital Pleimo, criado pelo economista e músico Dauton Janota, quer usar a relação entre fã e artista para criar um novo modelo de monetização para artistas.

No site, o usuário paga uma assinatura mensal que varia de R$ 7,90 a R$ 11,90 e tem acesso ao conteúdo disponibilizado pelos artistas.

O fã ainda pode escolher um artista favorito e parte de sua assinatura é revertida diretamente para o músico.

Artistas

Já os artistas pagam uma mensalidade de R$ 29,90 e além de divulgar suas músicas, pode criar produtos com sua marca, anunciar shows e vender ingressos via Pleimo.

Vale lembrar que o artista continua detentor de 100% dos direitos sobre obra e tem ferramentas de gestão financeira e estatística.