Hospitais fecham berçários para estimular amamentação e vínculo
Mamar e amamentar são ações que bebês e mães aprendem juntos, por meio da presença, do contato, do vínculo e do respeito ao tempo de ambos. A iniciativa global “Hospital amigo do bebê”, encabeçada pelo UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo, justamente, de facilitar o contato, a aproximação e o vínculo entre mãe e bebê, e assim estimular a amamentação, por meio da criação de hospitais mais acolhedores para mulheres que acabaram de parir e seus bebês.
Nesse sentido, nos Estados Unidos, muitos hospitais têm abolido seus berçários para que as crianças fiquem, desde o começo de suas vidas fora da barriga, mais próximas às suas mães. Atualmente, são 356 hospitais comprometidos com a iniciativa, e a expectativa é que esse número chegue a 530 até o final do ano.
O movimento “Hospital Amigo da Criança” foi lançado pela OMS e pelo UNICEF há 25 anos, em 1991, e representa um esforço global para implementar práticas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. A iniciativa tem um impacto mensurável e comprovado, aumentando a probabilidade de bebês em aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses. Atualmente, a iniciativa está presente em 152 países ao redor do mundo.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Anvisa alerta para cuidados ao adquirir fórmulas infantis pela internet
- Cenário de novela: roteiro de 7 dias para desbravar Ilhéus (BA)
- Sono na maternidade: 5 dicas para uma boa noite de descanso
Leia também:
- Brasil é referência mundial em amamentação
- 5 fatos sobre amamentação que talvez você não saiba
- Mães brasileiras amamentam mais do que chinesas, americanas e britânicas
Com informações de Inhabitots.