Mobilização convida escolas ao ‘Dia de aprender brincando’
Usando as hashtags #OutdoorClassroomDay ou, em português, #DiadeAprenderBrincando, a iniciativa global “Dia de Aprender brincando”, convida educadores e escolas de todo o mundo, no próximo dia 6 de outubro, a promoção de um dia diferente.
A ideia é sair da sala de aula na próxima quinta-feira, para celebrar e incentivar o aprendizado nas escolas também a partir do brincar, especialmente em ambientes abertos, mostrando a importância dessa atividade para o desenvolvimento pleno das crianças.
Leia mais: 8 dicas para criar espaços de brincadeira mais naturais na escola
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- Mães atípicas debatem políticas públicas em seminário
- Eu Amo Minha Quebrada, fundado por Júlio Fessô, promove inclusão social no Morro do Papagaio
A iniciativa, que acontece no Brasil pela primeira vez, promovida pela Cidade Escola Aprendiz, em 2011, quando o projeto começou, envolveu cerca de 60 escolas da Inglaterra. Já na última edição, no primeiro semestre de 2016, foram 1.757 escolas envolvidas com a ação, 270.794 crianças participando em 21 países ao redor do mundo.
Ken Robinson, especialista em educação e presidente do comitê do Dia de Aprender Brincando alerta para o pouco tempo disponível pra a brincadeira na educação infantil. “A brincadeira é muitas vezes encarada como um momento ocioso e sem utilidade. Como consequência desse descaso, há um crescimento e uma alarmante tendência à redução do tempo para o brincar livre na rotina infantil, tanto nas escolas quanto em casa.”
Leia também: Qual a importância do brincar livre em silêncio e em contato com a natureza?
A ideia é que a todos os educadores e escolas interessados em abraçar essa causa participem da iniciativa e promovam um dia diferente para as crianças.
“As escolas participam realizando uma atividade ao ar livre, os pais podem incentivar a escola de seus filhos a se inscreverem no evento e qualquer pessoa pode ajudar a divulgar e promover esse dia. Todos nós podemos agir para garantir que crianças em todo o território brasileiro vivam a experiência e os benefícios de brincar e aprender também fora da sala de aula”, ponta Roberta Tasselli, Gestora da Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz.
Confira algumas dicas para organizar o “Dia de Aprender brincando” na sua escola:
No site da iniciativa há diferentes materiais de apoio para a realização da atividade nas escolas. Os pais que quiserem sugerir às escolas que participem do movimento, também podem entrar em contato pelo site e
Vai ficar de fora dessa iniciativa? Acesse os sites do movimento nacional e internacional e participe!
Leia também: Richard Louv: ‘Pediatras estão começando a prescrever natureza’