Ação contra lixo plástico no mar compõe música com voz do oceano
Na campanha da cerveja Corona, vídeos aéreos das ondas da praia da Barra da Tijuca foram transformados em partitura musical por um software
Sol, praia, cerveja, curtição. Pegar uma onda. Quer coisa melhor? Porém, nesse ambiente, talvez haja quem não esteja se divertindo tanto. Basta ouvir com um pouco mais de atenção o barulho dos oceanos. Eles estão pedindo socorro contra o lixo plástico no mar.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Não acredita? Pois é o que mostra uma campanha da cerveja Corona e da Parley for the Oceans, plataforma que reúne artistas, arquitetos, designers, jornalistas, cientistas e outros profissionais que lutam pela limpeza dos mares.
A ação “Listen to the Ocean” (ouça o oceano) usou o movimento do mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para criar uma música e dar voz ao pedido de ajuda das águas.
- Fernando de Noronha (PE) sofre com a poluição por plástico
- Os efeitos do overturismo no paraíso baiano de Caraíva
- Estrelas do surfe brasileiro fazem ação em prol dos oceanos
- Iniciativa pretende reciclar 287 milhões de garrafas plásticas
A iniciativa foi realizada durante uma etapa do Campeonato Mundial de Surfe, no feriado de 20 de junho.
Assim, um software utilizou vídeos aéreos das ondas da praia da Barra da Tijuca para transformar o balanço do mar em uma partitura musical.
Esse conjunto de notas foi então a base para que o compositor americano Donavon Frankenreiter escrevesse a música “Listen to the Ocean”. A cantora brasileira Céu também participou da gravação.
Além disso, cada post no Instagram, no Twitter ou no Facebook com a hashtag #listentotheocean, até o dia 8 de julho, será convertido na limpeza de 10 metros quadrados de praias brasileiras.
Essa campanha contra o lixo plástico no mar, idealizada pela agência Africa, também promoveu um mutirão de limpeza da praia da Barra da Tijuca, no feriado de Corpus Christi. Donavon participou da ação. Por sinal, é ali que fica o espaço em que a canção foi gravada.
Na ocasião, foram recolhidos 73 quilos de lixo, 85% dos quais de plástico.
Leia também: Ação de combate ao racismo transforma ofensa em convite de viagem