Ação contra lixo plástico no mar compõe música com voz do oceano

Na campanha da cerveja Corona, vídeos aéreos das ondas da praia da Barra da Tijuca foram transformados em partitura musical por um software

Em parceria com qsocial
02/07/2019 09:33

Sol, praia, cerveja, curtição. Pegar uma onda. Quer coisa melhor? Porém, nesse ambiente, talvez haja quem não esteja se divertindo tanto. Basta ouvir com um pouco mais de atenção o barulho dos oceanos. Eles estão pedindo socorro contra o lixo plástico no mar.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Não acredita? Pois é o que mostra uma campanha da cerveja Corona e da Parley for the Oceans, plataforma que reúne artistas, arquitetos, designers, jornalistas, cientistas e outros profissionais que lutam pela limpeza dos mares.

A ação “Listen to the Ocean” (ouça o oceano) usou o movimento do mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para criar uma música e dar voz ao pedido de ajuda das águas.

A iniciativa foi realizada durante uma etapa do Campeonato Mundial de Surfe, no feriado de 20 de junho.

Céu e Donavon Frankenreiter gravam a canção contra o lixo plástico no mar
Céu e Donavon Frankenreiter gravam a canção contra o lixo plástico no mar - Divulgação

Assim, um software utilizou vídeos aéreos das ondas da praia da Barra da Tijuca para transformar o balanço do mar em uma partitura musical.

Esse conjunto de notas foi então a base para que o compositor americano Donavon Frankenreiter escrevesse a música “Listen to the Ocean”. A cantora brasileira Céu também participou da gravação.

O compositor americano Donavon Frankenreiter em ação de limpeza da Barra da Tijuca
O compositor americano Donavon Frankenreiter em ação de limpeza da Barra da Tijuca - Divulgação/Raul Aragão

Além disso, cada post no Instagram, no Twitter ou no Facebook com a hashtag #listentotheocean, até o dia 8 de julho, será convertido na limpeza de 10 metros quadrados de praias brasileiras.

Essa campanha contra o lixo plástico no mar, idealizada pela agência Africa, também promoveu um mutirão de limpeza da praia da Barra da Tijuca, no feriado de Corpus Christi. Donavon participou da ação. Por sinal, é ali que fica o espaço em que a canção foi gravada.

Na ocasião, foram recolhidos 73 quilos de lixo, 85% dos quais de plástico.

Mutirão de limpeza da praia da Barra da Tijuca
Mutirão de limpeza da praia da Barra da Tijuca - Divulgação

Leia também: Ação de combate ao racismo transforma ofensa em convite de viagem