Bahia emociona em vídeo de reconhecimento da paternidade

Defensoria do Estado e clube de futebol de Salvador se unem em campanha que disponibiliza exames de DNA gratuitos

Em parceria com qsocial
07/08/2019 12:41

O mês de agosto guarda uma data muito especial para crianças, adolescentes e adultos: o Dia dos Pais. Mas essa época pode ser também de ausência. Especialmente para quem nem mesmo conhece a figura paterna. Para ajudar a preencher essa lacuna de afeto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia possui uma campanha em favor do reconhecimento da paternidade – que, neste ano, conta com um vídeo emocionante feito pelo Esporte Clube Bahia.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável, realizada desde 2007, oferece exames de DNA gratuitos para sensibilizar homens a assumir o papel de pai.

Essa campanha anual, sempre promovida em agosto, já beneficiou cerca de 23 mil pessoas. Os testes são disponibilizados para casos em que o nome do pai não consta na Certidão de Nascimento.

Assumir o papel

Neste ano, o mote da ação, criada pela agência SLA Propaganda, é “Não existe roteiro para ser pai. Mas você tem que assumir o seu papel”.

A iniciativa conta com apoios de peso: o do ator baiano Érico Brás, da Globo, como padrinho. E o do Esporte Clube Bahia, por meio de um projeto chamado Defensoria no Estádio.

Assim, durante três dias, o clube disponibilizou exames de DNA gratuitos em sua loja.

Defensores públicos carregam faixa da campanha em favor do reconhecimento da paternidade em dia de jogo do Bahia
Defensores públicos carregam faixa da campanha em favor do reconhecimento da paternidade em dia de jogo do Bahia - Reprodução/DPE/BA

E, no intervalo do jogo em que o time venceu o Flamengo por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 4/8, foi exibido o vídeo Em Nome do Pai/do Filho, com produção da equipe da TV Bahêa, o canal institucional do clube. No filme, vemos um garoto, torcedor do Bahia, que escreve cartas para o pai que não conhece.

O vídeo, por sinal, viralizou nas redes sociais.

https://twitter.com/ECBahia/status/1157640815704989696

#Sou Pai Responsável

Além disso, na entrada dos times em campo para a partida, defensores públicos carregaram pelo gramado uma faixa com a hashtag #Sou Pai Responsável. Essa inscrição também estava na camisa das crianças que acompanharam o time baiano.

O grande rival local do Bahia, o Vitória, também deve aderir à campanha.

As crianças que entraram em campo com o time do Bahia também exibiam a hashtag da campanha em suas camisas
As crianças que entraram em campo com o time do Bahia também exibiam a hashtag da campanha em suas camisas - Reprodução/Felipe Oliveira/EC Bahia

Na quinta, dia 8, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável será lançada em Salvador, com a presença de Érico Brás. O evento acontecerá às 9h, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano.

Na sexta (9), o lançamento será em Feira de Santana.

A campanha em prol do reconhecimento da paternidade inclui outdoors, busdoors, spot para rádio, cartazes, flyers e vídeos para as redes sociais.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia oferece exames de DNA gratuitos nas 38 cidades em que possui unidades – e durante o ano todo. Também há uma unidade móvel que percorre outros municípios para a realização dos testes.

Leia também: Animação destrói mitos sobre o trabalho infantil