Capacitação de pessoas: cresce investimento das empresas

Pizza Hut e L’Óreal são exemplos de empresas que têm criado projetos voltados a capacitar pessoas profissionalmente

Beatriz Guedes
Empresas têm investido cada vez mais em capacitação de pessoas
Créditos: Depositphotos
Empresas têm investido cada vez mais em capacitação de pessoas

A agenda ESG está em constante evolução a cada ano, com um crescente número de empresas direcionando seus esforços para a capacitação de pessoas em diversas áreas. Isso inclui investimentos significativos em setores como educação e marketing, com a oferta de cursos profissionalizantes e outras iniciativas.

Uma das empresas que se destaca nesse cenário é a Pizza Hut, que firmou uma parceria com a ONG Gerando Falcões e lançou o programa Forno de Talentos. Até 2027, a iniciativa tem como meta capacitar 700 jovens com idades entre 15 e 29 anos. O objetivo principal é proporcionar formação em marketing digital e experiência do usuário, juntamente com cursos como inglês e orientações de carreira.

Outra iniciativa notável é a criação da primeira Escola de Beleza da L’Oréal Brasil na comunidade Pequena África, no Rio de Janeiro. Esse projeto visa não apenas impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região, mas também capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Por meio da oferta de 100 bolsas de formação profissional nas áreas de cabeleireiro, manicure e barbeiro, em parceria com o Movimento Pela Equidade Racial (MOVER) e a Fundação Darcy Vargas, o projeto faz parte da iniciativa “Beleza Pro do Futuro” da L’Oréal Produtos Profissionais, com o apoio do Instituto L’Oréal. O programa engloba aulas teóricas, práticas e um mês de mentoria na academia da L’Oréal Brasil, no Rio de Janeiro.

Um olhar interno

Além disso, cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância da capacitação de seus colaboradores como uma estratégia para reter talentos.

A eBox, líder no segmento de gestão de documentos digitais e físicos para empresas, é um exemplo. Eles oferecem cursos e programas de capacitação que abrangem competências acadêmicas, serviços de saúde e avaliação da experiência para sua equipe. Em 2022, a empresa investiu mais de R$ 63 mil com o propósito de aprimorar as habilidades de seus colaboradores internos.

É evidente que o impacto social vai além das preocupações ambientais, e as empresas que desejam ter um impacto significativo na sociedade precisam investir na capacitação das pessoas. Além disso, ser ESG não deve se limitar apenas à imagem externa da empresa, mas também incluir ações que transformam a vida de seus colaboradores, proporcionando oportunidades para aqueles que desempenham um papel fundamental nos negócios. Dessa forma, toda a organização opera de maneira mais harmoniosa e alinhada com os princípios ESG.