Carona em guarda-chuva incentiva cultura de compartilhamento
Ação no Brasil e na Inglaterra desenvolvida por publicitários busca desenvolver empatia e a solidariedade entre desconhecidos
Se chove e vamos para o mesmo destino, por que não dar carona no guarda-chuva, mesmo para quem a gente não conhece? Para estimular a cultura do compartilhamento, uma dupla de publicitários colocou pedestres no Brasil e na Inglaterra diante dessa questão.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Primeiro, marcaram pontos em locais movimentados. Em São Paulo, foram três na região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, zona sul da capital. Em Londres, dois na área central de Paddington.
Criaram uma sinalização em forma de gota. E lá seria o ponto de encontro da carona: quem tem guarda-chuva e quem precisa de um.
- De transporte a o que levar: não vá ao Rock in Rio 2024 sem antes ver estas dicas
- Chuva em SP: 10 rolês baratos para esquecer o tempo lá fora
- Último final de semana para assistir a peça “A Golondrina”
- Encontro faz imersão na cultura dos povos originários em GO
“Tentamos incentivar as pessoas a dividir o guarda-chuva, já que muitas acabam indo para o mesmo destino”, conta Ramon Ballverdú, que cocriou a iniciativa no Brasil. Na Inglaterra, a experiência foi desenvolvida por Caio Turbiani.
A ação despertou a atenção de quem passava pelos locais. “No momento da instalação, algumas pessoas ficaram curiosas em entender do que se tratava”, diz.
Ballverdú conta que houve quem sugerisse estender a iniciativa para outras regiões da capital paulista.
“Um casal colou o adesivo em seu guarda-chuva, marcando-o como disponível para carona. Disseram não se importar em dividi-lo com desconhecidos”, afirma.
É possível fazer o download das peças em http://bit.ly/umbrelift.