Contra poluição, animais viram influenciadores digitais
Foca, urso e tartaruga ganham perfis em redes sociais para mostrar danos causados pelo lixo à vida marinha
Uma foca, um urso e uma tartaruga se transformaram em influenciadores digitais. “Vestidos” com saco de entulho, pneu e sacolinha de plástico, eles mostram em seus perfis nas redes sociais uma moda que tem destruído o meio ambiente.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
A campanha, criada pela agência DDB de Moçambique para o Mozambique Fashion Week, criou uma conta para cada um dos três animais no Instagram. E expôs peças e acessórios pouco vistos nas passarelas.
As imagens chocam. Os textos ácidos que as acompanham conclamam à mudança de hábitos por outros mais sustentáveis. Também informam que mais de 100 mil animais marinhos morrem todos os anos devido ao lixo.
O lançamento foi feito para marcar o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem, em 3 de dezembro.
A ação não ficou só no ambiente virtual. A passarela do Mozambique Fashion Week foi construída com 5 mil azulejos feitos a partir de 250 mil tampas de garrafas plásticas.
Ação presencial
Foram feitas também esculturas de animais marinhos, como baleia e tubarão. Todas com material que costuma poluir os mares – especialmente garrafas de plástico.
Uma árvores de 6 metros, também feita com material reciclável, iluminava o espaço, por meio de energia captada por painéis solares.
Para as esculturas e construções, foi usada uma tonelada de plástico, segundo a agência.
A campanha com os influenciadores digitais marinhos, feita no 15º ano do evento de moda, conta com brasileiros em sua produção.