Curso prepara jovens e adultos da Baixada Fluminense para vestibular

Desde 2017, o pré-vestibular Bom Pastor tem como objetivo auxiliar no ingresso à universidade

Redação

Neuza Nascimento

Curso prepara jovens e adultos da Baixada Fluminense para vestibular
Créditos: Pré-vestibular Bom Pastor
Curso prepara jovens e adultos da Baixada Fluminense para vestibular

Com o objetivo de trazer de volta o movimento social que já existiu no bairro Jesus Bom Pastor, em Belford Roxo, o pré-vestibular Bom Pastor tem como objetivos, desde a sua criação, auxiliar jovens e adultos a ingressarem em uma universidade e ser uma alternativa à violência presente na localidade, trazendo para o seio do território discussões acerca do cotidiano da população, dos direitos humanos e da violência. 

Coordenada por Cássios Clay Oliveira Gomes, a fundação do projeto se deu a partir de uma parceria iniciada por um grupo de ativistas sociais, como Rafael Andrade, da UNEAFRO Brasil; e conta hoje com representantes de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo. Recentemente, foi firmada ainda uma parceria com o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro.

Desde o início, os principais beneficiários são moradores do bairro do Bom Pastor e adjacências, sendo eles trabalhadores de baixa renda. A maioria são pessoas negras. O projeto foi amplamente acolhido pelo Padre Dimas e pela comunidade local. Com isso, muitas das atividades aconteciam – e ainda acontecem – na Igreja Católica Jesus Bom Pastor. 

Em sete anos de existência, curso já impactou, diretamente, mais de 400 jovens
Créditos: Pré-vestibular Bom Pastor
Em sete anos de existência, curso já impactou, diretamente, mais de 400 jovens

O pré-vestibular Bom Pastor acontece presencialmente aos sábados, das 8h às 18h, com foco principalmente nas modalidades de preparatório para o Enem e para o vestibular da UERJ, mas também nas formações voltadas para a construção política e social dos alunos e da comunidade do entorno. Em sete anos de existência, o projeto já impactou diretamente mais de 400 jovens. 

Ainda assim, desafios como falta de infraestrutura adequada, escassez de financiamentos provenientes de editais públicos e privados, a violência que incide de maneira direta no bairro e o desmantelamento da educação e a precarização da vida são frequentes para os desenvolvedores do curso. Vários alunos acabam abandonando o curso para trabalhar ou porque não conseguem se manter em uma rotina normal de estudos – sem contar as dificuldades que enfrentam para permanecer na própria universidade, quando entram. Por isso, o objetivo do pré-vestibular Bom Pastor não é apenas possibilitar o ingresso do aluno na universidade, mas também desenvolver uma política de permanência. 

Gostou da iniciativa? 

Para conhecer mais sobre o pré-vestibular Bom Pastor, confira as páginas no Instagram e Facebook

Neuza Nascimento – Lupa do Bem

Causadora de Educação