Relógio de 29 horas evidencia diferença salarial entre gêneros
Exemplares são distribuídos para CEOs para alertar que mulheres recebem 20% a menos que homens
A diferença salarial entre gêneros é de, em média, 20%. Mulheres recebem menos do que homens na mesma função.
Os dados do IBGE foram o mote para a Maré produzir relógios de 29 horas. É quanto deveria durar o dia delas para que a remuneração fosse a mesma.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
As peças foram confeccionadas à mão, com material sustentável. Depois, seguiram para CEOs de grandes empresas.
- Lula anuncia projeto para igualar salários de homens e mulheres
- Liderança feminina no setor público: como podemos avançar?
- Conheça histórias femininas inspiradoras na campanha ‘Toda Mulher é Uma Potência’
- SP: casos de feminicídio aumentam 29% em 2019 e batem recorde
A proposta é que as companhias discutam sobre o assunto. E, mais do que isso, promovam políticas de igualdade entre os funcionários.
Além de executivos, os relógios que evidenciam a diferença salarial entre gêneros foram encaminhados para artistas e influenciadoras.
A ação, batizada de “O Tempo Delas”, foi desenvolvida pela 3AW. Segundo a agência, a campanha com relógios de 29 horas é um símbolo contra o atraso.
Sem tempo para diferença salarial entre gêneros
As peças foram produzidas de maneira artesanal. Na confecção, a Maré utilizou sobras de jeans e de retalhos de couro de confecções.
A marca, concebida em 2015, utiliza materiais sustentáveis em suas criações. O reaproveitamento e a reciclagem são parte do DNA da empresa. O acabamento e a montagem dos relógios são feitos à mão.