Meio Ambiente

O que você pensa sobre propósito, valores, causas, impacto?

Desgastadas ou não, há premissas para que a jornada seja verdadeira e efetiva

Redação

Flávio Ferlini

Dentre muitos destes termos e conceitos que ficaram em evidência com a discussão do ESG, poucos se consolidaram, outros já estão desgastados por terem permanecido na superfície dos debates e alguns, desgastados ou não, são essenciais para aquelas lideranças e empresas que têm de fato o interesse em aprimorar rumos e premissas dos negócios sustentáveis.

Um destes conceitos que eu considero essencial e pouco discutido em profundidade é o de parceria.

A parceria está na raiz do que eu entendo como vivência, mais até do que em sobreviver, é questão vital básica, ninguém faz nada sozinho.

Só pra ilustrar, parceria está na definição da empresa de consultoria que eu fundei com minha sócia em 2011 e também no coração do PAR (de parceria) & Ponto, podcast que fundei como Fernando Thuler em 2022.

Mas, voltando ao núcleo desta discussão, empresas de diferentes tamanhos estão sofrendo diante de tantas demandas socioambientais e de governança que não foram criadas, mas, foram assimiladas pelo ESG.

Empresas muito grandes conseguem de alguma forma estruturar as ações internamente, mas as que não são tão grandes têm tido dificuldades em executar, e até mesmo antes disso, de enxergar formas de organizar intenções, estratégias, planos, equipes e projetos.

Aí que o papel da parceria é fundamental.

Só que coisa complica ainda mais quando se tenta fazer de qualquer jeito, por pressões internas, externas ou por ambas, numa visão distorcida de que algo muito complexo pode ser simplificado assim, num estalar de dedos.

O fracasso está completo quando são introduzidas outras partes, às vezes até chamadas de parceiras, mas, de fato fornecedoras de produtos e serviços sem qualquer ligação com aqueles termos aos quais eu me referi lá no início: os valores, o propósito, as causas, os impactos, as ações genuínas.

Nas questões socioambientais, a parceria tem início na estratégia, na materialidade de temas, na definição de rotas e metas.

Na jornada ESG, parceria é muito mais que terceirizar, é dividir, é compartilhar, é agregar e se há uma relação que precisa ser regenerada pelas empresas que pretendem avançar nesta jornada, esta é a relação de parceria.

Vamos em parceria nessa jornada.

E siga em paz!

Flávio Ferlini – Par & Ponto

Causador de Gente e Meio Ambiente