Encontros

Preservação ambiental: “Amazônia é oportunidade e não problema”

A preservação ambiental foi tema da segunda edição do Causando Encontros

Beatriz Guedes

A preservação ambiental foi tema da segunda edição do Causando Encontros. Denis Minev, diretor e presidente da Bemol, analisa sustentabilidade na Amazônia.

Créditos: Divulgação /Causando Encontros

É possível pensar em futuro sem levar em consideração a preservação ambiental de forma colaborativa? Esta questão e outras relacionadas à preservação do meio ambiente foram tema do segundo debate do projeto Causando Encontros, programa promovido pela Catraca Livre e o Festival Path com o objetivo de conectar lideranças empresariais a protagonistas de lutas sociais em diferentes frentes.

Denis Minev, diretor e presidente da Bemol, tem experiência na Amazônia com as ONGs Fundação Amazonas Sustentável e o Museu da Amazônia. Minev participou do debate e refletiu sobre a questão da sustentabilidade na região. “Eu sempre insisto que sustentabilidade na Amazônia não deve estar só ligado ao tema ambiental. Você deve olhar para a sustentabilidade tanto do ponto de vista econômico, do ponto de vista social, político e ambiental”, pontua.

Para o presidente da Bemol, desconsiderar a complexidade de todos estes fatores para compreender a região e seus problemas, seria o mesmo que enxugar gelo. “A minha crítica a esse governo e governos anteriores é que todos eles olham para a Amazônia como um problema a ser resolvido e não como uma oportunidade a ser tomada”, explica Minev.

“Só tem um problema aqui, que é o desmatamento do ponto de vista global. Os outros ficam ocultos. A pobreza no meio da floresta ela some, ninguém tá vendo”, conclui o executivo.

Confira uma pequena parte da participação do diretor e presidente da Bemol na segunda edição do Causando Encontros. E para assistir o debate na íntegra é só clicar no link: