Encontros

Causando Encontros discute o combate ao racismo estrutural

A primeira edição do Causando Encontros tem como tema central “Combate ao Racismo Estrutural”

Beatriz Guedes

O Causando Encontros, projeto da Catraca Livre com o Festival Path, promove debates de temas sociais relevantes e conecta empresas a ativistas de lutas sociais. 

A primeira edição do Causando Encontros tem como tema central “Combate ao Racismo Estrutural” e participação especial de Christiane Silva Pinto, analista de estratégias de marketing para Micro e Pequenas Empresas e fundadora do comitê AfroGooglers; Luana Génot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil; e Adriana Barbosa, CEO do Instituto Feira Preta.

Segundo dados do IBGE, 56,1% das pessoas no Brasil se autodeclaram pretos ou pardos. Mesmo assim, de acordo com pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a taxa de desocupação das mulheres negras é cerca de 13,9%, contra 8,9% das mulheres brancas. O mesmo ocorre entre os homens, a taxa de desemprego entre os negros é de 8,7% e de 6,1% para os brancos.

Adriana Barbosa, Christiane Silva Pinto e Luana Génot participaram do Causando Encontros
Créditos: Divulgação / Causando Encontros
Adriana Barbosa, Christiane Silva Pinto e Luana Génot participaram do Causando Encontros

Com mediação da analista de projetos da Catraca Livre, Laís Rocha, o bate papo de quase duas horas discute a importância das marcas assumirem o compromisso de longo prazo, com metas e ações concretas para resolver a questão tão profunda e complexa que é o racismo estrutural no Brasil.

É preciso que as organizações promovam transformações dos próprios ecossistemas e suas esferas de influência na sociedade, para serem um ambiente que combata o racismo e descriminação.