Meio Ambiente

Significados e Siglas

Há muita coisa por trás de algumas poucas letrinhas

Redação

Flávio Ferlini Salles

 

No início dos anos 2000, o gestor de uma importante companhia do setor de habitação me pediu ajuda para elaborar uma estratégia de enfrentamento a um grave problema socioambiental. 

Um conjunto habitacional havia sido construído sobre um antigo lixão e a população, que habitava o local há algum tempo, estava exposta ao risco de intoxicação e até mesmo de explosão em função dos gases que emanavam dos resíduos. Dessa forma, nós precisamos encontrar uma solução eficaz, tendo em vista que, os moradores se recusaram a sair de suas casas e evacuar a área.

Em resumo, elaboramos uma estratégia de investigação rápida, focando nos pontos mais críticos e implantamos um sistema para extração dos gases, de forma que os riscos de explosão fossem eliminados. 

A pergunta que te faço é, como você chamaria este processo? ESG? Sustentabilidade? Regeneração? À época, a gente não pensou nisso porque o foco não estava em atingir metas, divulgar resultados ou agradar acionistas. Nosso objetivo era preservar a vida das pessoas e resolver a contaminação ambiental.

O gestor tinha uma preocupação genuína. Se pessoas que o antecederam tivessem tido uma preocupação semelhante, talvez o caso não tivesse acontecido. Se pessoas que o sucederam têm a mesma preocupação sincera, é muito provável que as pessoas do local vivam em total segurança e tranquilidade.

É muito importante saber que há tantas outras pessoas com este propósito genuíno de cuidar, de ajudar, de preservar e de regenerar. 

Estas pessoas não surgem e tampouco desaparecem com as siglas.

Vamos em parceria nessa jornada.

E siga em paz!

Flávio Ferlini Salles – Par & Ponto

Causador de Gente e Meio Ambiente